VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

17/05/24 20:39:54Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: fugir: melhor é sempre para a frente


Author:
aprendix
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17/05/05 16:33:14
In reply to: João Luís 's message, "E armado em xico-esperto em vez de responder às questões que eu coloquei foge para a frente" on 17/05/05 14:07:38

Aqui o xico-esperto do aprendix, que nisto não é nada sério, não entra na discussão para baralhar, antes pelo contrário: para clarificar e aprender.

"Afinal, as diferenças estão nos prazos" é diferente de "as diferenças estão só nos prazos"? Não vejo no quê.

A minha intervenção prendia-se apenas com uma parte da sua, aquela que precisamente me interessa e que parece não lhe interessar. Tem mal?

A questão em causa não é corriqueira, nem pretendo que se resuma ao chavão das "amplas liberdades", que diz ser constantemente arremessado contra o pc. Ela é elucidativa da concepção de liberdade do pc, uma liberdade tutelada pelos orgãos dirigentes, que visa a perpetuação da linha dominante e dos dirigentes que a determinam, que reflecte o medo e a desconfiança em relação à massa de militantes e, por isso, não lhe concede a liberdade plena de eleger e de ser eleito.

É claro que os partidos, como associações de acesso condicionado pela aceitação das suas regras internas, podem ter as suas próprias concepções de liberdade e de democracia, ainda que muito diferentes das liberdades e da democracia burguesa. Quem não as aceitar não entra ou sai pela porta mais próxima.

Mas a liberdade e a democracia no interior do pc são conceitos tutelados, tal como o são nos Estados autoritários, e não se comparam à que existe nas sociedades ou nos partidos burgueses. Não se venha, pois, dizer que as eleições no pc e nos outros partidos são similares, quando a similitude não passa da consagração pelo voto (que, também aqui, o pc só muito a custo passou a aceitar o voto secreto).

É legitímo questionar o que seriam tais concepções de liberdade e de democracia aplicados na sociedade se o pc conquistasse o poder. Não só pelos exemplos que o funcionamento do pc nos proporciona como pelos exemplos das sociedades em que os pcs tiveram no poder.

É isto que o incomóda?

aprender, aprender sempre

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Muito oportuno.Augusto Mendes17/05/05 17:47:16
Experimente fugir em frente no Sítio, na Nazaré. Depois não se queixe do trambolhão!João Luís17/05/05 22:24:36


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.