VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

3/09/25 9:39:03Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: a grande guerra pátria


Author:
aprendix
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19/05/05 20:33:51
In reply to: Para que nunca mais aconteça o fascismo 's message, "A defesa e consolidação do poder soviético implicaram pesadas perdas territoriais" on 19/05/05 12:58:00

fico espantado com a tua erudição e conhecimento histórico, não só pelo que pões aqui, como pelo que deixas nas entrelinhas... deves ter obra feita, pá!

mas esta minha intervenção prende-se apenas com um parágrafo do texto que aqui pespegaste e com o qual deste título ao post.

parece-me muito redutor apresentar a posição russa (ou soviética), durante as guerras mundiais, como de defesa e consolidação do poder soviético.

nem na guerra civil e na intervenção estrangeira que a acompanhou a posição russa se pode circunscrever a esse objectivo, na medida em que quem se envolveu na defesa do golpe de estado bolchevique foi a grande massa do povo (operários, comunistas ou não, e camponeses, que nesse tempo ainda apoiavam os bolcheviques), e os objectivos das diversas classes participantes não se reduziam com a defesa do poder dos sovietes (embora o englobassem, temporariamente); basta lembrar que o campesinato tinha objectivos bem diferentes dos dos comunistas, não defendiam o comunismo mas lutavam para impedir o regresso à velha ordem e o retorno ao poder dos senhores de terras e da aristocracia, que lhes retirariam os direitos e as terras há pouco conquistados.

se bem que a intervenção estrangeira visasse o derrube do novo poder instaurado com o golpe de estado bolchevique, a luta dos povos do império foi antes uma luta nacional, em defesa da revolução democrática.

também durante a agressão nazi-fascista, a luta dos povos da união soviética foi mais uma luta nacional contra um agressor estrangeiro que promovia a barbárie do que uma luta em defesa do comunismo. daí que o próprio stalin a tenha classificado de grande guerra pátria.

é que isto das pátrias, naquele tempo, e por enquanto, ainda tem muito que se lhe diga.

por isso, parece-me algo simplista, para não dizer ilusório, reduzir a luta dos povos russos e afins à defesa e consolidação do poder dos sovietes, como lhe chamas.

além do mais, se assim tivesse sido em épocas tão difíceis, não te parece intrigante porquê que não se empenharam na defesa do bolchevismo e do comunismo em 1991 e não mexeram uma palha para o defender dos seus inimigos internos, quando a situação já não se comparava à de outrora, ainda que não fosse brilhante?

faz lá um pequeno esforço e tenta deslindar o enigma, sim? é que já não é tempo de andares a massacrar-nos constantemente com as histórias da carochinha!

aprender, apreder sempre

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.