VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/05/24 15:32:31Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Avante! dá o mote para presidenciais


Author:
David Mandim, 02/09/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/09/05 7:59:10
In reply to: Jerónimo de Sousa 's message, "Conferência de Imprensa, 23/08/05" on 1/09/05 13:27:10

Avante! dá o mote para presidenciais

David Mandim, 02/09/05

Jerónimo de Sousa fará hoje a abertura da 29.ª Festa do Avante!, a primeira em que participa enquanto secretário-geral do PCP, e logo com o interesse redobrado de ser o candidato do partido às eleições presidenciais. Este será mesmo um dos temas políticos fortes da festa na Quinta da Atalaia, no Seixal, a par com as eleições autárquicas e duras críticas à actual governação do PS. Os comunistas querem destacar a candidatura de Jerónimo de Sousa para evitar um prévio consenso da esquerda em torno de Mário Soares.

Com a "vantagem" de ter sido o primeiro partido a apresentar candidato a Belém, o PCP insistirá em unir o seu eleitorado e mostrar que será determinante no resultado da eleição. Mesmo que venha a apoiar Soares, provavelmente só numa segunda volta, Jerónimo de Sousa tem que deixar clara a validade da sua candidatura, depois de Manuel Alegre ter denunciado um acordo do PCP com Mário Soares, que o partido se apressou a desmentir.

A mensagem enviada por Carvalho de Silva a Mário Soares, em que falava da "imperiosa necessidade de se unirem esforços", causou incómodo, mesmo que o líder da CGTP tenha esclarecido que se tratava de uma posição pessoal e reafirmado o apoio incondicional a Jerónimo de Sousa. Ontem, na edição do jornal Avante!, o dirigente Jorge Cordeiro escrevia um forte ataque a Cavaco Silva pelo "seu papel no aprofundamento da ofensiva contra direitos e conquistas sociais - iniciada com os governos do PS, alguns dos quais presididos por Mário Soares". Até domingo, se verá como Jerónimo de Sousa irá marcar as diferenças para o candidato do PS.

Além das frentes eleitorais - as autárquicas terão destaque com uma exposição sobre o trabalho do PCP no poder local e a realização de debates -, a edição deste ano na Quinta da Atalaia terá nas homenagens a Álvaro Cunhal e a Vasco Gonçalves dois momentos altos. "Serão actos dignos e sóbrios. Não há o culto da personalidade nem endeusamento", disse ao DN Dias Coelho, do Secretariado do PCP, referindo-se à homenagem ao mítico dirigente. Cunhal terá um conjunto de obras literárias reeditadas e trabalhos das artes plásticas expostos, um dos quais inédito.

Hoje, às 19.00, o secretário-geral do PCP fará a intervenção de abertura, em que certamente dará conta da "ligação inseparável" entre o partido e a festa. A Lei de Financiamento dos Partidos cria dificuldades, na medida em que as receitas do Avante! vão ultrapassar o máximo permitido por lei (562 050 euros equivalentes a 1500 salários mínimos nacionais). Além de uma multa, o PCP arrisca-se a ter de devolver ao Estado o excedente. "A lei ataca directamente esta festa. O importante para nós é que a festa tem que se realizar, mesmo com este quadro e condições", disse Dias Coelho, enaltecendo a construção do evento através do trabalho voluntário dos militantes.

Quando se fala em orçamento para os três dias do Avante!, o dirigente comunista responde que "é muito difícil ter uma noção real". "O nível de descentralização é muito forte, com as organizações regionais a terem um forte papel", justifica. E o mesmo argumento é utilizado para as despesas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.