VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/05/24 15:58:11Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Pior é impossível


Author:
Lusa
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 3/09/05 22:24:02
In reply to: João Luís 's message, "O Santana Lopes também não era temível........" on 1/09/05 15:07:03

Presidenciais: Louçã admite que candidatura será a mais difícil da sua vida

Porto, 03 Set (Lusa) - Francisco Louçã assumiu hoje que a sua candidatura à Presidência da República será "a campanha mais difícil" da sua vida, mas garantiu que ela será para ir "até ao fim".

"Não conheço a palavra desistência", disse, na sua primeira intervenção pública depois de o BE ter formalmente aprovado o apoio à sua candidatura, no encerramento da conferência nacional deste partido, que decorreu no Porto.

E deixou mesmo claro que é importante ir até às urnas "para saber que força tem cada candidato".
Vários analistas têm sublinhado que os avanços dos líderes do BE e do PCP visam a promoção de uma espécie de "reprise" das eleições legislativas, mostrando qual dos dois vale mais eleitoralmente.

A reunião serviu para mostrar que o BE, normalmente unido em termos públicos em torno das suas decisões, começa a assumir para o exterior as suas divergências, nomeadamente pela voz de Helena Carmo, que defendeu que o candidato do partido deveria ter saído da área social.

"Quando ouvi Louçã dizer que o BE não era como os outros partidos, fiquei na expectativa que se encontrasse um candidato no campo social. Mas afinal a realidade não tem campo social e o máximo que o BE conseguiu foi imitar a estratégia do PCP", disse a militante, que recebeu aplausos de vários dos bloquistas que enchiam por completo o auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Esta divisão no interior do próprio Bloco ficou patente quando Francisco Louçã foi chamado ao palco para a sua intervenção e vários militantes ficaram sentados sem bater palmas, quando a maioria se levantou aplaudindo o líder do partido e agora seu candidato.

Sem acusar directamente o toque desta posição, que saiu derrotada na mesa da direcção nacional do Bloco onde o nome de Louçã foi votado, o candidato retomou quase milimetricamente as preocupações sociais que marcaram a sua campanha para as legislativas de Fevereiro, na defesa dos excluídos do sistema.

Depois de Mário Soares introduzir nesta pré-campanha presidencial a influência literária de Fernando Pessoa, Francisco Louçã foi buscar a sua herança publicitária, nomeadamente o slogan que o escritor elaborou para a Coca-Cola - "primeiro estranha-se, depois entranha-se" - para questionar "que país é este que já não estranha que os reformados gastem as suas pensões nas farmácias".
Louçã assumiu-se como candidato "para que se ouça a voz da imensa oposição à mentira e às políticas do Governo", mas também para derrotar a direita e "a força imensa do capital".

E, apesar de criticar o silêncio público de Cavaco Silva, considerou que o ex-primeiro-ministro tem falado muito por interpostas pessoas.
"Cavaco Silva chama-se Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres", disse Francisco Louçã.

Realçando que os seus três principais adversários - Mário Soares, Cavaco Silva e Jerónimo de Sousa - "têm muita experiência, quer porque todos já foram candidatos a Belém, quer porque todos juntos somam 210 anos", Louçã garantiu que não irá abordar o tema da idade.
"Não quero que façam demagogia em torno da minha juventude", explicou.
MSP.
Lusa/Fim

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.