VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/05/24 23:05:53Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Um filho de vaqueiro alagoano na presidência da Câmara


Author:
Diário Vermelho
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 29/09/05 21:38:06
In reply to: PÚBLICO 's message, "Brasil: Aldo Rebelo eleito presidente da Câmara dos Deputados" on 29/09/05 14:12:01

Diário Vermelho
29 DE SETEMBRO DE 2005

SUCESSÃO DE SEVERINO

Um filho de vaqueiro alagoano na presidência da Câmara

O novo presidente da Câmara dos Deputados, José Aldo Rebelo Figueiredo nasceu no dia 23 de fevereiro de 1956, na cidade de Viçosa, zona da mata alagoana. Sertanejo, filho de vaqueiro, foi criado na fazenda de Teotônio Vilela, o menestrel das Alagoas.

Aldo lembrou a origem humilde no primeiro de seus três discursos de ontem. Apresentou-se como "um humilde alagoano, nascido na Fazenda Maria Lia, do saudoso senador Teotônio Vilela; alfabetizado numa escola rural; órfão de pai aos nove anos, com uma mãe aos 27 anos tendo de criar oito filhos".

Da escola agrícola de Viçosa, onde era aluno interno, foi para Maceió continuar seus estudos e, já na Universidade Federal de Alagoas, no curso de direito, iniciou sua trajetória no movimento estudantil, que posteriormente o levaria a fixar residência na cidade de São Paulo.

PCdoB e movimento estudantil

A militância no PCdoB começou em 1976. O partido operava na ilegalidade.
Em 1979, Aldo foi secretário-geral da UNE - União Nacional dos Estudantes. No ano seguinte, por meio de eleições diretas, foi eleito presidente da entidade, aos 24 anos de idade, no 32º Congresso de Piracicaba. O presidente da República era o general João Batista Figueiredo. A entidade passava por um momento de reconstrução, após ter permanecido apenas como bandeira dos estudantes durante os anos mais tenebrosos da ditadura.

Nessa época, a atividade política já havia levado Aldo a fixar residência na cidade de São Paulo e, em 1982, lançou-se candidato a deputado federal pelo PMDB paulista, pois o Partido Comunista do Brasil ainda estava na ilegalidade.

Fundador e primeiro coordenador da UJS

Entre 1984 e 1985, Aldo dedicou-se à União da Juventude Socialista (UJS). Foi eleito seu primeiro coordenador nacional. No ato de fundação da entidade, em 22 de setembro de 1984, sugeriu o nome do poeta baiano Castro Alves como patrono da UJS.

Vinte anos depois, em 2004, como ministro da Coordenação Política do governo Lula, Aldo recebeu a medalha da entidade. Vinte e um anos depois, também em 22 de setembro, lançou-se candidato à presidência da Câmara, com apoio do PT, PSB e PCdoB. A data do lançamento, segundo os observadores, foi milimetricamente escolhida segundo as circunstâncias de uma disputa que se anunciava extremamente difícil, após sete meses de ofensiva da oposição conservadora. Há porém na Executiva atual da UJS quem enxergue mais que uma feliz coincidência na escolha do 22 de setembro para lançar a candidatura.

16 anos na Câmara dos Deputados

A trajetória parlamentar se iniciou em 1988, quando foi eleito vereador por São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina. Da Câmara Municipal, partiu para o mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo. Aldo está em seu quarto mandato consecutivo, são 16 anos de atuação na Câmara dos Deputados. Já foi líder do PCdoB e líder do governo.

Em seus mandatos, sempre apresentou para a discussão no parlamento temas de interesse nacional, como a defesa do idioma (é de sua autoria o projeto de lei que promove a língua portuguesa e a defende contra o uso abusivo de estrangeirismos); o futebol (apresentou o requerimento que deu origem à CPI da CBF/Nike e presidiu a Comissão de Inquérito), a defesa e soberania nacionais (foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional).

Em janeiro de 2004, licenciou-se do mandato de deputado e assumiu a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República. Com status de ministro, contribuiu para a construção de uma coalizão política de sustentação do governo Lula. Voltou à Câmara dos Deputados em julho de 2005.

http://www.aldorebelo.com.br/

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Vitória de Aldo contém ofensiva da oposição e eleva papel do PCdoBEditorial do Portal Vermelho29/09/05 21:58:15


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.