VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/05/24 16:31:11Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Vitória de Aldo contém ofensiva da oposição e eleva papel do PCdoB


Author:
Editorial do Portal Vermelho
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 29/09/05 21:58:15
In reply to: PÚBLICO 's message, "Brasil: Aldo Rebelo eleito presidente da Câmara dos Deputados" on 29/09/05 14:12:01

Vermelho.org.br
Editorial, 29/9/2005

Vitória de Aldo contém ofensiva da oposição e eleva papel do PCdoB

A vitória do deputado federal do PCdoB Aldo Rebelo à presidência da Câmara, sobre o candidato do PFL, Thomás Nonô, em dramática votação, realizada na noite de quarta-feira (28), descortina uma nova fase na crise política.

Este êxito tem repercussões múltiplas: coesionou, novamente, o PT, PCdoB, PSB, iniciou a reaglutinação dos demais partidos e segmentos políticos da base aliada , infringiu uma derrota à oposição conservadora e isso tudo somado resulta numa determinada contenção à agressiva investida da direita contra o governo.

A crise, obviamente, está longe de se findar, mas daqui por diante ela passa por inflexão que favorece ao governo. As forças avançadas que o sustentam ganham um fôlego novo e daqui por diante vão enfrentar em melhores condições a adversidade reinante.

Essa vitória vem de um conjunto de fatores, mas em termos gerais decorre da coragem política das forças políticas e sociais avançadas que ante o ataque violento da oposição não se acovardaram e há mais de cinco meses empreendem uma tenaz resistência.

Originou-se, também, de uma complexa operação de engenharia política cujo ponto de partida foi a recomposição da unidade da esquerda, fruto de várias iniciativas de diálogo e debate entre os parlamentares e as direções do PT, PCdoB e PSB.

Unidas, estas três legendas saíram em campo em busca de amplo apoio ao seu candidato. Da mesma maneira atuou o governo que compreendendo a dimensão da batalha se movimentou com afinco pelo candidato de sua base de apoio.

Os meios de comunicação, mantendo o viés faccioso, ao mesmo tempo em que publicavam manchetes garrafais e pejorativas referentes ao óbvio apoio do governo ao nome escolhido pelos partidos que o sustentam, hipocritamente ocultaram a movimentação dos governadores do PSDB e do PFL para garantir a eleição de Thomas Nonô.

Uma pergunta que procurava resposta logo após o anúncio do resultado. Por que o deputado Aldo Rebelo, membro de um partido ainda pequeno— o PCdoB —conseguira eleger-se presidente da Câmara dos Deputados?

A maioria dos analistas políticos que nos dias que antecederam a eleição fizeram uma nojenta campanha contra a candidatura Aldo foi impelida a reconhecer, depois da vitória, que o prestígio político de Aldo Rebelo e seu amplo relacionamento com seus pares da Câmara foi um trunfo importante ao sucesso de sua candidatura.

É um fato relevante que o Partido Comunista do Brasil, através de um dos seus dirigentes—Aldo é um dos vice-presidentes do PCdoB— assuma, pela primeira vez, o posto mais alto da Câmara dos Deputados.

São muitos fatores conjugados e como já se sublinhou esta vitória foi alçada por uma ampla articulação política liderada pela esquerda. Mas, o que explica que o PCdoB, desta vez tenha assumido o papel de ator principal? A resposta dessa pergunta encontra-se na afirmação de que a eleição de Aldo foi também a vitória de uma concepção política de seu Partido.

Esta concepção se assenta na lealdade aos aliados, perseverante empenho para construir a unidade das forças avançadas, no relacionamento político amplo, na coerência e na determinação para tornar realidade projetos de interesses do país e do povo, no respeito político dispensado, inclusive, aos adversários, em suma, um conjunto de preceitos que a convivência democrática exige e que o PCdoB cultiva no cotidiano de sua atividade.

Com Aldo na presidência, a Câmara dos Deputados adquire as condições de recuperar sua autoridade, exercer sua independência em harmonia com os demais Poderes e implementar uma agenda legislativa consoante aos interesses da nação e dos trabalhadores.

Editorial do Portal Vermelho.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A astúcia venceu a soberbaEmir Sader29/09/05 22:34:38


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.