VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

8/05/26 9:10:05Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: num mundo onde quem corre como «outsider» tem, cada vez mais, a vida dificultada


Author:
PAULO NARIGÃO REIS, A Capital, 30/07/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 30/07/05 8:47:08
In reply to: Lusa 's message, "Jornais A Capital e O Comércio do Porto suspensos a partir de sábado" on 29/07/05 17:03:13

Última edição

PAULO NARIGÃO REIS, A Capital, 30/07/05

Quis o destino que eu fosse o último director de A Capital. Que o meu nome, mesmo com a designação de interino à frente, fosse o último a sair no cabeçalho do jornal. Se me perguntarem o que sinto em relação a isso, só poderei responder, em bom inglês, que estou «pissed off». Zangado. Triste. Sinceramente incomodado por ter de ser eu a fechar o que nomes como Norberto Lopes, Mário Neves, David Mourão-Ferreira ou Francisco Sousa Tavares ajudaram a construir.

Não queria ser também eu a escrever o que, para já, é o último editorial de A Capital. Digo para já porque acredito que o título não morre aqui e agora. A Capital nasceu em 1910, renasceu em 1968, voltará um dia às bancas de Portugal. Como o sempre nosso Appio Sottomayor escreve nesta edição, não há duas sem três. Pelo menos assim quero acreditar.

Seja como for, esta fase de A Capital acaba hoje. No escasso mês que durou esta direcção interina, tentámos que a saída da anterior equipa directiva, liderada pelo Luís Osório, não causasse danos significativos na moral deste jornal. Penso que isso foi conseguido. Continuámos a fazer um bom jornal, como o demonstram as manchetes que fizemos ao longo deste, afinal, trágico mês de Julho. Provámos, assim, que este projecto continuava a ter pernas para andar, porque a verdade é que ninguém é insubstituível.

Infelizmente, um jornal hoje em dia já não se faz só de notícias, sejam elas boas ou más. Houve alguma coisa que falhou neste projecto, e a visibilidade reconquistada no último ano não se traduziu no aumento das vendas. Não é este o espaço para procurar explicações e apontar culpados. A realidade é esta: A Capital não conseguiu aguentar-se num mundo onde quem corre como «outsider» tem, cada vez mais, a vida dificultada. Num dia que espero não ver, todos teremos apenas a informação que alguns deixarão dar.

Nesta última edição de A Capital, que trará na capa o número 11 911 (felizmente não sou supersticioso?), quero agradecer a todos os leitores que continuaram a acreditar neste jornal. Trabalhámos, todos, com dedicação e sem olhar às dificuldades inerentes a uma publicação com poucos meios, para levar até si o melhor jornal possível, e posso garantir que todos aqui nos orgulhamos do que fizemos.

Se este dia é triste para A Capital também o é para O Comércio do Porto. Une-nos este lamentável desfecho. Para as pessoas que trabalham no mais antigo jornal de Portugal continental, deixo um abraço sentido.

Finalmente, quero também agradecer a todos os que aqui trabalham, e que me ajudaram, no mês que passou, a dirigir A Capital. Se não soubesse o que eles valem, não teria aceite este desafio que, afinal, acabou por ser o último.
Obrigado

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.