VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/05/24 22:16:26Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: A mania do maniqueísmo


Author:
Visitante ocasional
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19/07/05 21:15:15
In reply to: paulo fidalgo 's message, "a crítica do comunismo..." on 18/07/05 16:32:31

Oh, Fidalgo! Oh, Fidalgo!

Não se irrite, homem! Não se irrite! Estas coisas levam o seu tempo a desmoer, que é como quem diz, a ganhar capacidade mental para compreender, e mais tempo a adquirir disponibilidade emocional para aceitar. Mas no intervalo, que pode ser longo, é de todo desnecessário levantar processos de intenções! Porque, assim, correm o risco de procurar novas justificações e de não vir a aprender nada.

Conheço o Visitante vai para mais de trinta e cinco anos, fui seu camarada durante uns bons pares de anos e prezo-me de ser seu amigo também há mais de trinta anos. Depois do que se passou, conhecendo a sua típica teimosia, sei que não voltará aqui tão cedo, nem para responder a insultos nem para rebater insinuações como as que você faz.

Embora não tenha qualquer procuração para responder-lhe, assumo a ousadia de o fazer, porque você junta à sua tradicional incapacidade o péssimo vício de julgar os outros por presumíveis maléficas intenções.

Qualquer pessoa de bom senso está-se nas tintas para que vocês (comunistas renovadores ou ortodoxos) sejam ingénuos e deixem de querer ter um plano ou não sejam ingénuos e não deixem de querer ter um plano. Ingenuidade é coisa de que não padecem, mas não é isso que tira o sono a alguém. Atribuir ao Visitante crítico do comunismo a intenção ou o desejo de que vocês passem a ser ingénuos e deixem de ter um plano é tamanha infantilidade que raia o ridículo.

Não sei se você saiu do PCP ou se pertence ao grupo dos auto-suspensos, o da porta entreaberta, não vá o diabo tecê-las. Mas que você não perdeu os (maus) vícios, lá isso não perdeu. Porque isso de ver o Diabo em pessoa em qualquer crítico do comunismo e gritar aqui del-rei faz parte do arsenal das armas de arremesso dos recitadores do catecismo, que não sabem argumentar nem para defender a sua dama. O Redondo, vá lá, ainda acha o Visitante um D. Quixote, investindo contra moinhos de vento, e fica-se por aí. Agora você… que desgraça!

O Visitante esforçou-se a argumentar para demonstrar que a utopia comunista e o proletariado como sucessor da burguesia não passam de profecias idealistas em que se crê por mercê da fé; que a revolução comunista proletária não corresponde a qualquer necessidade histórica para resolver qualquer contradição existente na sociedade actual; que o comunismo que existiu não correspondeu a qualquer progresso social; etc., etc. Se você acha que a argumentação do Visitante está no domínio da fé, é seu dever demonstrá-lo, porque apenas afirmá-lo é de uma total desonestidade intelectual e fica mal a quem se julga ou tem pretensões de vir a ser um intelectual.

Um crítico do comunismo, um anti-comunista, não pode pretender melhorar o Mundo e ser um progressista? Era o que faltava! Esse é outro dos preconceitos dos comunistas, que julgando-se detentores da verdade pré estabelecida se arrogam a exclusividade do genuíno progressismo. Para os comunistas, progressistas são eles ou quem lhes apara os golpes; tudo o resto leva com o anátema do conservadorismo e não passa duma reles cambada de reaccionários. Acontece que o progressismo dos comunistas, fora o eventual desejo de alguns ingénuos bem intencionados, é um progressismo piedoso, mas muito pouco real e efectivo, como se viu em toda a trágica história do comunismo que existiu.

A sua tirada de que o Mundo pode ser melhorado através de um plano, se não fosse risível confirmaria que você permanece preso aos velhos sonhos e instrumentos do catecismo. Quando afirma que a “ revolução portuguesa com o seu rumo à vitória tinha um plano”, eventualmente quereria dizer que o PCP tinha um plano para a revolução portuguesa, o plano do Cunhal expresso em “O rumo à vitória”. Mas aquilo que vocês, os comunistas, chamam a revolução portuguesa, o golpe de estado militar de 25 de Abril, teve alguma coisa a ver com o plano do Cunhal? Só poderemos estar brincando.

Não foi uma contingência fortuita o aparecimento de um movimento reivindicativo de capitães do quadro; não foi o clima social reivindicativo e grevista nem a guerra colonial, juntamente com a formação e a actividade política do brilhante e injustamente esquecido Melo Antunes, assim como o empenhamento de muitos outros, que transformou esse movimento corporativo em movimento insurreccional; não foi a espontaneidade das massas populares, a partir do próprio dia, que deu um cunho mais progressista à nova situação; não, não foi nada disso: foi o plano do Cunhal, onde tudo isto estava previsto! Estaremos a ver bem este filme? E o mesmo se aplica à revolução russa.

Qual é o receio de que a contingência faça parte da história. A de que a vida contrarie as ideias pré concebidas, fuja ao plano previamente traçado e escape ao controlo que se deseja ter sobre ela? Acontece que a vida, incluindo a vida social, é mesmo assim, tem doses de contingência, a tal coisa não prevista a que se chama acaso e é afinal produto da intersecção de múltiplas séries causais.

Apesar das repetidas contrições e do vosso tão glosado slogan leninista “aprender, aprender sempre”, está visto que têm muito pouca disposição para aprender, principalmente quando aprender implica contra argumentar e aceitar os argumentos contrários quando não há como refutá-los. Contentam-se com os velhos chavões e são incapazes de largar os maus vícios! É fácil, é barato, só não dá é milhões!

Faça um esforço, leia e tente compreender. Informe-se dos textos dos seus clássicos e tente rebater. Ou será que não tem quaisquer hábitos de debate nem pretende vir a tê-los? É melhor um fórum de conversa fiada do que um fórum de discussão?

Entretanto, tenha calma, não lance escusados e estapafúrdios processos de (más) intenções.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Não tarda, o alegado ocasional estará aqui a tentar convencer-nos da bondade ...de votar no PS!João Luís20/07/05 0:48:42
Resposta demolidora.Calado20/07/05 19:08:46


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.