VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

7/06/24 9:59:10Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: 20% dos desempregados com subsídios indevidos


Author:
carla aguiar
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/07/05 22:55:31
In reply to: antónio perez metelo 's message, "Contrato social à portuguesa" on 26/07/05 22:49:16

Três meses depois de ter apresentado o plano de combate à fraude e evasão na Segurança Social, Vieira da Silva faz um balanço do primeiro semestre, tão encorajador quanto preocupante 20% dos 2312 desempregados fiscalizados recebiam indevidamente o subsídio de desemprego; 31% dos 7184 beneficiários do rendimento mínimo investigados estavam irregulares e 16% das 15 152 baixas não se justificavam.

Em consequência daquelas acções, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social suspendeu ou cessou 5656 baixas, 2230 prestações de rendimento mínimo e 446 subsídios de desemprego. No total, só aquelas acções desenvolvidas junto dos beneficiários permitiram, até à data, uma poupança que o ministro estima em quase 8,2 milhões de euros, sendo que 46% daquele valor diz respeito ao efeito das juntas médicas.

Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, refere que destes indicadores não se pode concluir que a taxa de fraude, por exemplo, no subsídio de desemprego corresponda em termos genéricos a 20%. Isto porque, de acordo com a nova metodologia, a fiscalização é especialmente focalizada para os grupos de risco, onde se sabe que a propensão para a fraude é mais elevada.

Mas à medida que se intensifica o nível de cruzamento de dados entre o Fisco e a Segurança Social, e entre os próprios serviços do ministério - processo que teve início em meados de 2004 - as estatísticas da fraude, da evasão contributiva e recuperação de dívidas tenderão a aumentar (ver texto em baixo).

Os trabalhadores independentes - não abrangidos nas notificações e acções de fiscalização neste semestre - serão um dos próximos alvos preferenciais. O ministério prevê notificar até final deste mês mais de 280 mil trabalhadores independentes, um grupo no qual a propensão para a evasão contributiva é significativa. Essa é, aliás, uma das razões pelas quais Vieira da Silva já anunciou que a taxa social única deste grupo de trabalhadores passará a incidir sobre um mínimo de 1,5 salários mínimos, ao em vez de 1 salário, como até aqui.

Outro desenvolvimento que permitirá ganhos na identificação de situações irregulares e prevenção da fraude e evasão será a possibilidade de, a partir de Setembro, os centros de emprego poderem cruzar dados com os serviços distritais e centrais da Segurança Social. O mesmo se poderá dizer da criação da figura do gestor do contribuinte, que a partir de Outubro, aposta na especialização de 60 técnicos em tarefas de gestão personalizada de médios e grandes contribuintes com dívidas. A partir de 2006, o conceito será alargado a outro tipo de contribuintes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
So uma pequena coisitaPaulo Silva27/07/05 6:11:55


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.