VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/05/26 10:29:24Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Sócrates, Cavaco e os dois guarda-redes


Author:
Henrique Monteiro
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 30/12/05 16:04:29

NOS ANOS 30, durante um Espanha-Portugal em futebol - jogo trágico em que perdemos por 9-0 -, consta que um dos espectadores, ao ver o guarda-redes português ser substituído depois de já ter sofrido cinco ou seis golos, gritou: «Ponga los dos!».

Esta ideia de colocar dois guarda-redes num jogo que parece estar definitivamente perdido, pode simbolizar o dilema do eleitorado português perante os dias difíceis que vivemos: sendo certo que o primeiro-ministro, José Sócrates, é - justa ou injustamente - tido como semelhante no estilo e na atitude a Cavaco Silva, valerá a pena colocar os dois no topo da hierarquia do Estado?

Aparentemente, e a julgar pelas sondagens até agora publicadas, a resposta do eleitorado é sim. Apesar de a estratégia dos candidatos de esquerda passar pela afirmação de que Cavaco Silva não entende as funções presidenciais e tem uma agenda escondida. Essa agenda oculta passaria por transformar a presidência na verdadeira sede do poder executivo, fosse através de uma revisão constitucional, fosse pela tomada do poder por parte do PSD, fosse, até, pela criação de sucessivas dificuldades ao Governo actual, de forma a que tudo desaguasse num «timoneiro» ou num «salvador da Pátria» que não seria outro senão o Presidente Cavaco.

Apesar de tudo isto ser bastante fantasioso (a revisão Constitucional precisaria da cumplicidade do PS, a subida do PSD ao poder necessitaria da cumplicidade dos eleitores e o desgaste do Governo requer a involuntária cumplicidade do próprio Governo), foi nesta linha que apostaram a maioria dos opositores a Cavaco Silva, rezando fervorosamente para que um deslize do adversário viesse comprovar a complicada tese.

O DESAFIO maior centrava-se nos debates, tanto mais que o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS teimava num silêncio tremendo. Mas os debates passaram-se sem que Cavaco deixasse transparecer qualquer ameaça terrível. Foi então que, providencialmente, Cavaco Silva, numa entrevista ao «JN», lembrou que noutros países, concretamente na Áustria, havia membros do Governo que acompanham o investimento estrangeiro. As jornalistas ainda perguntam: «Vai propor isso ao Governo?». E Cavaco responde: «Já o estou a propor aqui».

Nada de especial se não houvesse, antes mesmo destas palavras, o afã em revelar uma suposta agenda escondida. Nada do outro mundo um candidato ter uma ideia e propô-la ao Governo. Pode considerar-se que Cavaco foi desastrado, tendo em conta a suspeita que sobre ele fizeram recair. Mas é tudo, e nada mais do que isso. Se formos intelectualmente honestos, independentemente das preferências e simpatias por cada candidato, reconheceremos que ninguém teria reagido se fosse Soares ou Alegre a formular a proposta de Cavaco.

Resta saber quem favorecerá esta pequena tempestade numa semana de acalmia. Pomos os dois, ou basta-nos um? E, já agora, é bom que se diga que a proposta de Cavaco até faz sentido. Mas isso, claro, ninguém quis discutir.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Passou-seMarco30/12/05 21:26:08
Se formos intelectualmente honestos - O problema é que esta malta vai pouco nessas coisasVisitante Cínico (e numa de sarcástico)31/12/05 0:18:33
Re: Sócrates, Cavaco e os dois guarda-redesIA31/12/05 4:04:22


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.