VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:39:52 05/30/06 Tue
Author: Verônica de Carvalho Coelho
Subject: Semana 12 - Modelo Fractal

MODELO FRACTAL

Meu processo de aprendizagem de língua inglesa é um bom exemplo de um dos aspectos da teoria do caos no sentido de que passei por vários modelos de aquisição de língua. Meu primeiro contato foi através do modelo audio-lingual, depois passei pela ênfase em gramática e leitura, até a abordagem comunicativa. Essa fragmentação do processo ocorreu devido ao fato de que os meus seis primeiros anos de aprendizagem foi em escola regular, assim o modelo variava de acordo com o livro adotado, com o professor e com o que o colégio considerava ser a melhor ênfase para o aluno de acordo com a série que estava cursando. Mesmo nessas condições, sempre tive muita afeição pela língua e nunca tive dificuldade de aprender; mas como propõe o modelo fractal nem tudo que é bom para um aprendiz é necessariamente bom para todos, um exemplo disso é quando as professoras pediam para decorar grupos de verbos irregulares que seriam matéria de prova oral. Isso para mim foi muito bom, pois graças a essa prática nunca tive dificuldade em utilizar verbos irregulares no simple past e no present perfect; por outro lado, muitos colegas meus ficaram com trauma de inglês, pois não conseguiam decorar os verbos. O primeiro contato que tive com a abordagem comunicativa foi na faculdade de letras e no CENEX. Assim que entrei para faculdade, senti necessidade de fazer um curso de línguas para conseguir acompanhar o ritmo que o curso de letras exigia. Foi no CENEX que tive a oportunidade de conhecer uma professora que mudou muito minha perspectiva como aluna e mais tarde como professora de inglês. As aulas eram ricas em pequenos estímulos que levavam a um grande progresso dos alunos e isso fazia toda a diferença no processo de aprendizagem. Hoje, cada vez mais defendo assim como Paiva (2005) a idéia de que “a aquisição de línguas não deve ser visto como produto final, mas como um processo contínuo e interminável...” pois, “o objeto da aprendizagem de línguas, a própria língua, também não é estático, mas dinâmico, um sistema complexo em constante mutação.” (p.7); assim nunca devemos parar de estudar uma língua.

Analisando o modelo fractal com relação ao ensino de língua estrangeira, podemos perceber o quanto ele enfatiza a autonomia do aprendiz, colocando-o na posição central do processo de aprendizagem. Desse modo, cabe ao professor fornecer um contexto adequado para que o aluno possa “gerar informações”. Finalizando com um trecho de Paiva (2005): o papel do professor é “perturbar uma zona estável e provocar o caos que resulta na zona de criatividade (“limite do caos” ou ZDP), onde pequenas mudanças podem ocorrer, gerando efeitos significativos nos processos de aprendizagem.” (p.11)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.