VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 10:46:07 05/31/06 Wed
Author: Érica Anita
Subject: semana 12


De acordo com o texto Modelo fractal de aquisição de línguas, o modelo em questão é dinâmico e “cada subsistema se subdivide em vários outros fractais, representando variáveis que podem afetar todo o sistema de forma imprevisível”. A autora apresenta sistemas fractais que são importantes para compreendermos, além de tudo, as particularidades de cada aprendiz e de cada aprendizado (somado aos conhecimentos que adquirimos nos textos lidos anteriormente). Além do bio-cognitivo, envolvendo a língua materna, há a questão de gênero/identidade, a particularidade de cada aluno e seus estilos cognitivos/sensoriais que se relacionam a diferentes estratégias de aprendizagem. Retomando minha narrativa de aprendizagem consegui detectar alguns pontos a respeito do modelo fractal de aquisição de línguas. Assim, posso dizer que um dos fatores que me impediu de continuar o curso de inglês foi a desmotivação devido a uma mudança de escolas e professores, pois pode ter havido uma quebra do sistema que já estava definido. Penso nesse fator funcionando no lugar da motivação, o que acarreta um problema em todos os outros subsistemas, sendo que o mais próximo deles é a afiliação, ou seja, houve de minha parte uma perda de identidade com a língua inglesa. A conseqüência foi o meu interesse por outras línguas estrangeiras, como o japonês e, agora, vários subsistemas estão interligados: motivação – afiliação – afetividade – interação.
Ainda sobre o texto, destaquei um trecho que me marcou: “O aprendiz é parte central do processo e deve ser visto como agente de sua própria aprendizagem e não como um objeto que se plasma de acordo com as imposições dos métodos e do professor”. A partir do que foi citado, podemos concluir que, o aprendiz sendo parte central do processo, deve partir dele e para ele toda e qualquer intenção de ensino, ou seja, se o professor descobre uma nova forma de ensinar vocabulário, por exemplo, esse ensino deve se adequar ao perfil dos alunos, pois eles são os maiores interessados.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.