Date Posted:06:59:42 06/06/06 Tue Author:Michelle Christine Subject: semana 13
Semana 13: 5-9
PAIVA, V.L.M.O.A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v. 1, n1, 2001.p.93-116
PAIVA, V.L.M.O. Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem. In: LEFFA,V (org.). O professor de línguas estrangeiras. Pelotas: ALAB & Educat/UCPel, 2001. p.193-209
Você poderia indicar sites em outras línguas em substituição ao exemplos do texto?
Quais são as informações desse texto que te ajudariam se você fosse convidado para ministrar um curso virtual?
No texto “Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem” PAIVA relata os pontos positivos e negativos de se ministrar um curso pela internet. O primeiro ponto positivo é que alunos, professor e monitores trabalham juntos.
PAIVA afirma que o curso fica aberto a qualquer pessoa, mas que é necessário que haja uma restrição na interação para que se mantenha o tempo que o aluno dedicará a disciplina.
Outra informação importante citada pela autora é a necessidade de alguns alunos de interagirem com o professor, por não estarem acostumados a esse tipo de disciplina que exige a interação entre os alunos.
A interação entre os alunos acontece a partir de uma lista de discussão, que é hospedada gratuitamente no site eGroups. Todas as mensagens ficam arquivadas, assim o aluno tem a oportunidade de refletir sobre suas discussões ao longo do curso.
Um ponto importante desse tipo de trabalho é que essa interação gera cooperação entre os alunos, necessária para que as tarefas sejam concluídas, mas ao mesmo tempo a individualidade está preservada.
A autora chama a atenção para o foco que neste tipo de trabalho, online, não é a correção gramatical, mas a comunicação, a interação, que faz com que o aluno aumente seu conhecimento lingüístico e reflita sua prática educativa.
As mensagens enviadas e lidas por todos os alunos servem de estímulo para a reflexão e novos comentários.
Um ponto negativo é que o índice de evasão de alunos é grande e se justifica pela impossibilidade de ficar várias horas em frente à tela do computador.
Outro problema segundo a autora é quando o site fica fora do ar, gerando um incômodo nos alunos, fazendo com que estes entrem em contato imediatamente com o professor.
Mas o importante é que pensemos no novo conceito de aula proposto por PAIVA, já apresentado no título “Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem”. Muitos alunos que não teriam a oportunidade de cursar tal disciplina se esta fosse ministrada em uma sala de aula do modelo tradicional, têm a oportunidade de aprender a partir dessa interação online.