VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:40:07 06/11/06 Sun
Author: Leandro Couto
Subject: Semana 14

Retirei uma frase do primeiro texto (Parâmetros Curriculares) que achei central: "o professor deixa de assumir um papel autoritário de detentor da palavra e dos saberes para deixar o aluno participar no seu processo de aprendizagem." Acho que esta é a tendência do ensino, principalmente no ensino de língua estrangeira. Outro trecho que achei importantíssimo: "Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é o mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimento". O que vemos, principalmente no ensino de língua estrangeira, é a necessidade de autonomia como forma de aprender mais e mais. Aquele aluno que tem autonomia, ou seja, controla o seu processo de aprendizagem, não ficará dependente do professor (que aqui é visto como o detentor do conhecimento.) Acontece que, apesar do professor cumprir um papel essencial para organizar o aprendizado, o aluno será responsável pelo o que e pelo quanto ele vai aprender. Sempre senti que o fato de eu ter aprendido a língua Inglesa de uma forma satisfatória foi o fato de que sempre procurei algo mais além das aulas de Inglês para aprender a língua: filmes, música, jornais, revistas. Isto me fez crescer bastante e me tornar responsável pelo meu próprio aprendizado.
Quanto ao segundo texto, achei importantíssimo e concordo com uma das afirmações de que nós só aprendemos efetivamente a língua estrangeira se fomos aprendizes autônomos. Do contrário, só aprenderemos o que nos for ensinado em sala de aula. E o que nós é ensinado em sala de aula não é suficiente para dominar uma língua. Portanto, se dermos uma olhada no processo de aprendizagem de língua estrangeira veremos que quanto mais o aluno correr atrás do conhecimento da língua que quer aprender, mais rápido e eficientemente ele o fará. Interessante notar que nos dias de hoje é muito mais fácil ser um aprendiz autônomo. A alguns anos atrás, tudo com que o aluno podia contar era com a escola de Inglês e com o professor de Inglês para ter contato e aprender língua. atualmente, com o desenvolvimento de tecnologias como Internet e TV a cabo, é muito fácil ter contato com a língua inglesa. Basta o aluno ser autônomo o suficiente para ir atrás deste rico material disponível para fazer de seu aprendizado algo satisfatório. É claro que frequentar as famosas 2 horas semanais de Inglês vai ajudar muito o aprendiz, mas nunca será o suficiente para dominar a língua. Além do mais, não devemos temer perder o controle e tornar os alunos autônomos. Isto não pode ser visto como ameaça, mas como um ótimo instrumento de facilitar o aprendizado dos nossos alunos.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.