VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 08:58:02 06/21/06 Wed
Author: Cinara Lopes
Subject: Semana 15: Autonomia e complexidade

Semana 15: Autonomia e Complexidade

Após ler o texto da semana 15, escrito por Vera Lúcia Menezes, posso com certeza afirmar que estamos fechando o semestre com chave de ouro. Foi um texto que me fez refletir sobre minha responsabilidade como professora e como aprendiz, pois por muitas vezes me vejo culpando a escola onde trabalho, as políticas educacionais vigentes, o salário, até mesmo os alunos, mas eu mesma não assumo minha real responsabilidade e também autonomia nesse processo de ensino-aprendizagem. Posso observar que isso também ocorre em minha trajetória como estudante universitária, por tantas vezes culpando e reclamando do professor, também da universidade, mas nem sempre assumindo meu real papel de aprendiz autônomo, interessado em aprender e crescer com as condições oferecidas, mas também apesar delas.

Alguns relatos citados por Vera Menezes também fizeram parte de minha trajetória como estudante de língua. “Os professores se empenhavam em controlar os alunos para que todos os passos, previamente planejados fossem seguidos.” (p.78) Isso ocorre em muitas situações, mas não podemos pensar que o único responsável é sempre o professor. É claro que existem aqueles profissionais que, por preguiça ou real falta de tempo, não preparam suas aulas de modo a inovar e sempre melhorar, não se recilclam buscando formas de educação continuada e, por isso, acabam ficando presos ao livro didático. Mas existem também aqueles professores que, mesmo cheios de interesse e vontade, trabalham em uma escola que não abre caminho para esse tipo de aprendizagem autônoma, colaborativa, participativa e que ainda exigem uma postura controladora e autoritária do professor. Portanto, cabe aqui citar algo mencionado por Vera Menezes, e que chama a atenção para a participação e apoio da escola nesse processo de aprendizagem autônoma distribuída, “escolas que são suficientemente flexíveis para aceitar experiências inovadoras que permitem que professores e alunos sejam autores do processo educacional.” (p.116) Dessa forma, vemos que não há como caminhar nesse árduo e longo caminho de mudanças e inovações.

O professor aparece no texto como facilitador, aquele que abre caminhos e motiva a busca de conhecimento. “O papel do professor não é o de transmitir conhecimento, mas o de criar possibilidades para que os alunos produzam ou construam seu próprio conhecimento.” (FREIRE, Paulo) Mas tenho medo de que como professora eu não esteja cumprindo esse papel, e continue preocupada com provas, conteúdos, cronogramas e reuniões. O que fazer nessa situação em que a escola se torna não um facilitador, mas um entrave no processo? Gostaria de sugestões e comentários de vocês, colegas de luta...

Outra coisa que me chamou atenção no texto foi a importância de se ter recursos para que a autonomia na aprendizagem possa se tornar uma prática, e vemos que muitas pessoas podem ser prejudicadas. “Grupos de baixa renda ou marginalizados podem ter acesso limitado a recurso de aprendizagem.” (Merriam e Caffarella) Ao ler esse trecho visualizei a situação da educação brasileira, onde faltam recursos básicos para um processo de aprendizagem no mínimo digno. Faltam carteiras, cadeiras, professores, segurança, comida, e nessas horas, o que fazer? São questões sérias e também decisivas no processo educacional, principalmente em países como o Brasil onde faltam investimentos e condições para alunos e professores.

Esse curso on-line foi muito importante para que eu buscasse formas de conhecimento e aprendizado em outros sites, e sabemos que a internet fornece conhecimento e informações quase ilimitados. Além disso, troquei muitas idéias e experiência com os colegas e com professora, que se mostrou todo o tempo ser uma facilitadora da busca e acesso à informação, além de estar sempre disponível na solução de problemas, dúvidas e no reforço positivo. Por outro lado, me guiei sempre pelos textos e perguntas sugeridas pela professora. Claro, que esses não foram os únicos recursos utilizados por mim, mas posso afirmar que foram excelentes guias.

A partir de agora, acho que devo, como professora envolvida no processo de aprendizagem de meus alunos, me esforçar para que eles possam se tornar cada vez mais autônomos, e possam aprender não só conteúdos, mas também aprender a buscar conteúdos e conhecimentos novos, buscar forma de vencer obstáculos. Mas confesso que precisarei eu mesma buscar formas de me especializar melhor, me qualificar melhor com o intuito de seguir as inovações com as quais tanto concordo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.