VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/04/26 10:24:11Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]345678 ]
Subject: Capital de risco?


Author:
Honório Novo, Deputado do PCP
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/10/06 15:21:38
In reply to: Rui Ramos 's message, "Uma geração enganada" on 29/09/06 8:09:36

>Capital de risco?


Honório, Novo, Deputado , do PCP

Esta semana o eng. Sócrates agendou novo debate sobre a Segurança Social. Não trazia nada de novo para dizer, não fez qualquer esforço para nos fazer entender como é que reformas "socialistas" se vão afinal traduzir no aumento da idade da reforma e em fortes reduções das pensões e das prestações sociais, sejam estas na saúde, no desemprego ou no apoio à família. O debate mostrou ao que vinha afinal o primeiro-ministro não queria explicar as suas propostas, desejava sobretudo desviar as atenções e falar da proposta Compromisso Portugal para a Segurança Social que o PSD sustenta, dizer que há enormes diferenças entre a proposta do Governo e a do dr. Marques Mendes.

Claro que há diferenças entre a proposta do PS e a do PSD a de Marques Mendes privatiza de imediato a Segurança Social e entrega ao "totoloto" da Bolsa de Valores as nossas contribuições; a de José Sócrates faz a mesma coisa mas às prestações, ou seja, antes de tudo promove um concurso para que grupos privados indiquem a melhor forma das nossas contribuições "servirem de pasto" à especulação bolsista! Por mais que falem de alternativas ou de propostas "titanic", percebe-se que entre as duas só há diferenças de ritmo, o que visam é, afinal, o mesmo: privatizar a Segurança Social, reformá-la à custa da redução e da eliminação de direitos, financiá-la apenas com o esforço contributivo de quem trabalha.

Podem encenar as diferenças que entenderem, podem mesmo tentar amplificar pormenores distintivos ou esconder convergências essenciais, podem até convocar para lhes mediatizar o espectáculo todas as trombetas do reino, que, por mais que disfarcem, um novo pacto vai certamente selar mais este acordo entre PS e PSD. E mesmo que desta vez o escondam a sete chaves, ele tornar-se-á, mais cedo do que tarde, evidente para os portugueses.

Neste faz de conta fica à margem a questão central da sustentabilidade do sistema. A sua adequação à economia moderna, a alteração do seu modelo tradicional de financiamento para permitir que os avanços tecnológicos se traduzam em benefícios reais para as gerações futuras, a introdução de factores de maior justiça contributiva entre todos os que contribuem para a Segurança Social - reforçando o esforço de quem trabalha mas pedindo outro tanto às empresas - são questões que pelos vistos não interessam nem a Sócrates, nem a Marques Mendes, nem ao Compromisso Portugal.

Honório Novo escreve no JN, semanalmente, às segundas-feiras honorio.novo@sapo.pt

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.