VoyForums
GIVE FREE FOOD
www.TheHungerSite.com
-> Click Here <-
Fund Free Mammograms with a Click
www.TheBreastCancerSite.com
-> Click Here <-
Non-profit ad served by VoyForums...

19/11/17 16:11:10VoyUser Login optional ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: China dá presente surpresa ao G-8, ao flexibilizar o câmbio do yuan


Author:
AFP
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19/05/07 9:05:39
In reply to: Efe 's message, "Carga tributária da China é maior da Ásia e 3ª do mundo" on 18/05/07 8:33:48

A China deu um presente surpresa aos ministros das Finanças dos países ricos do G-8, que iniciaram nesta sexta-feira uma reunião de dois dias na cidade de Potsdam (leste da Alemanha), ao aceitar a valorização de sua moeda, conforme o grupo vinha reivindicando.


Com a evolução da economia chinesa, o aumento da faixa de flutuação do yuan é "um sinal positivo", reagiu o ministro das Finanças alemão, Peer Steinbrück, cujo país preside o fórum.

A reunião do G-8-Finanças (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia), que vai até sábado, vai discutir as ajudas à África e a ameaça dos fundos especulativos para o equilíbrio das finanças mundiais, entre outros temas.

Os países ocidentais, EUA à frente, pressionam há longo tempo o governo de Pequim para deixar o yuan, mantido a um nível artificialmente baixo, evoluir mais livremente em relação ao dólar.

O antigo Império do meio é regularmente pressionado pelo G-8 desde abril de 2006. Os Estados Unidos, em particular, acusam a China de manter sua moeda a um nível muito baixo, inchando seu gigantesco superávit comercial e aumentando o déficit comercial americano.

Sexta-feira, o Banco central chinês anunciou a ampliação da faixa de flutuação do yuan de 0,3% a 0,5%.

Apesar de o esforço ser plausível, está longe de contentar. "Tanto o Japão como os EUA querem que a China aumente mais ainda a flexibilidade de sua taxa de câmbio", declarou o ministro das Finanças japonês, Koji Omi, sexta-feira em Potsdam ao final de um encontro com o secretário adjunto do Tesouro americano, Robert Kimmitt.

A reunião do G8, que visa principalmente preparar a cúpula de chefes de Estado e Governo de Heiligendamm (norte) de 6 a 8 de junho, começou um dia depois do anúncio de demissão do presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, acusado de nepotismo por ter promovido sua namorada, funcionária da instituição financeira.

A saída de Wolfowitz foi recebida com certo alívio. O direito tradicional de Washington de nomear um sucessor não foi questionado.

"Eu acho que na situação atual, a decisão será facilitada de nos atermos ao procedimento tradicional e se dermos a prioridade aos EUA", disse Steinbrück.

Wolfowitz devia apresentar em Potsdam um programa contra a corrupção e as transferências ilegais de capitais. Ninguém virá no lugar dele.

Henry Paulson, secretário americano do Tesouro, pediu desculpas, seu colega britânico, Gordon Brown, só chega no sábado, e a presença do novo ministro francês da Economia, Jean-Louis Borloo, ainda é incerta.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
China já tem 144 milhões de internautasXi Guohua19/05/07 9:08:34


VoyUser Login ] Not required to post.
Post a public reply to this message | Go post a new public message
* HTML allowed in marked fields.
Post Password:
Keep password cookie for 24 hours

Message subject (required):

Name (required):

  Expression (Optional mood/title along with your name) Examples: (happy, sad, The Joyful, etc.) help)

  E-mail address (optional):

* Type your message here:


Notice: Copies of your message may remain on this and other systems on internet. Please be respectful.

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2017 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.