VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/03/24 8:07:05Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: China comunista investe em poderoso fundo americano


Author:
AFP
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/05/07 8:40:26
In reply to: Efe 's message, "Carga tributária da China é maior da Ásia e 3ª do mundo" on 18/05/07 8:33:48

A China comunista escolheu investir uma parte de suas colossais reservas cambiais em uma empresa emblemática do capitalismo financeiro americano, a Blackstone, um dos mais poderosos fundos de investimento do mundo.


O governo, que procura investir suas gigantescas reservas cambiais (resultado de excedentes comerciais) em posições mais rentáveis, planeja para isso criar uma agência especializada, a Sociedade de Investimento do Estado chinês (SIE).

Antes mesmo de sua criação oficial, ela causou furor nesta segunda-feira ao anunciar que sua primeira meta seria a aquisição de 9,7% na Blackstone, no valor de 3 bilhões de dólares.

"Estamos muito felizes de termos condições de realizar o primeiro investimento da SIE em uma companhia respeitada como a Blackstone", declarou Lou Jiwei, que lidera o grupo de trabalho da SIE, em um comunicado conjunto com o presidente do grupo Blackstone, Stephen Schwarzman, que se declarou orgulhoso "de ser incluído em uma transação tão importante para as duas organizações".

A Blackstone foi fundada em 1985 com apenas 400.000 dólares. Hoje, possui ativos de mais de 30 bilhões de dólares.

Esta transação será realizada por ocasião da entrada do fundo na Bolsa, que espera abrir pelo menos 12,3% de seu capital no mercado e levantar até 4,75 bilhões de dólares.

A chegada da China na Blackstone marca uma reviravolta na maneira como o gigante asiático administra suas reservas cambiais, as primeiras do mundo, alimentadas principalmente por suas espetaculares exportações. No final de março, elas atingiram 1,2 trilhão de dólares.

Até então, o país comprava, prioritariamente, bônus do Tesouro americano, um investimento seguro, mas de rentabilidade limitada, e do qual a China é o segundo detentor no mundo, com cerca de 600 bilhões de dólares.

De acordo com a imprensa oficial, as autoridades chinesas decidiram confiar pelo menos 200 bilhões de dólares à nova agência nacional encarregada de diversificar os investimentos.

Em março, o ministro das Finanças, Jin Renqing, destacou que o governo pretendia "fazer todo o possível para ter mais lucro e produtividade com a gestão das reservas, inspirando-se em algumas experiências bem-sucedidas no exterior, como por exemplo a Temasek", a holding financeira de Cingapura, muito presente no setor bancário chinês.

Os rendimentos dos fundos de investimento anglo-saxões, que multiplicam suas compras de empresas no mundo inteiro, estão hoje entre os mais interessantes do mercado.

Os analistas também consideram que a decisão da China é razoável.

"Acho sensato por parte da China colocar (...) uma parte de seus ativos nas empresas de investimento internacionais experientes", disse Ma Jun, do Deutsche Bank.

Com o objetivo de evitar as suscetibilidades americanas e uma conseqüente oposição do governo, as ações adquiridas pela China não serão associadas ao direito de voto, limitando sua capacidade de intervir nas decisões estratégicas dos fundos. A participação também será limitada, a um teto de 10%.

Até o momento, não houve nenhuma oposição à transação, mas da Alemanha, onde participava da reunião dos ministros das Finanças do Grupo dos Oito países mais industrializados do mundo (G-8), o secretário-adjunto do Tesouro americano, Robert Kimmitt, pediu à China na sexta-feira, indiretamente, que dê sinais de reciprocidade.

"Queremos que os capitais estrangeiros venham para os Estados Unidos. Quanto mais abertos formos aos investimentos, mais esperamos que os países estrangeiros sejam abertos aos investimentos americanos", defendeu.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Euforia do capitalismo popularJONATHAN WATTS25/05/07 8:52:22
    Um exemplo de comunismo, a china, o PCP que esteja atento!atento socialista.25/05/07 13:02:58


    Post a message:
    This forum requires an account to post.
    [ Create Account ]
    [ Login ]
    [ Contact Forum Admin ]


    Forum timezone: GMT+0
    VF Version: 3.00b, ConfDB:
    Before posting please read our privacy policy.
    VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
    Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.