VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

29/03/24 16:29:15Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: Saldo orçamental da Segurança Social cresceu 16,7% no primeiro semestre do ano


Author:
DMC
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18/08/07 8:08:54

Saldo orçamental da Segurança Social cresceu 16,7% no primeiro semestre do ano

O saldo orçamental da Segurança Social aumentou 16,7% no primeiro semestre do ano, face ao mesmo período do ano passado, para cerca de mil milhões de euros, de acordo com a Direcção-Geral do Orçamento (DGO).


Segundo o boletim de execução orçamental divulgado pela DGO e citado pela agência Lusa, este crescimento homólogo nos primeiros seis meses do ano deve-se ao aumento da receita efectiva, na ordem dos 3,2 %, superior ao acréscimo da despesa (1,7 %).

A receita efectiva atingiu os 9,7 mil milhões de euros no período em análise, enquanto que a despesa rondou os 8,6 mil milhões de euros.

O comportamento da receita está condicionado pela evolução das contribuições que, representando 60,4 % da receita efectiva, evidenciam um acréscimo de 5,6 % relativamente ao mesmo período do ano passado.

As contribuições e quotizações geraram uma receita de 5,8 mil milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. Também as transferências correntes da Administração Central contribuíram para o comportamento positivo da receita, com 2,9 mil milhões de euros, mais 5,5 % que no primeiro semestre de 2006.

Do lado das despesas, as pensões continuam a ser a parcela mais significativa (59,3 % da despesa), evidenciando um crescimento de 5,9 %, para 5,1 mil milhões de euros.

Atrás das pensões, surge a despesa com os subsídios de desemprego e social de desemprego e apoios ao emprego que, apesar de ter registado uma diminuição de 5,1 % face ao período homólogo, atingiu o montante de 894,8 milhões de euros. Na prestação de subsídio de desemprego o decréscimo registado é de 7,2 %, enquanto que no subsídio social de desemprego o decréscimo foi de 0,3 %.

Por subsistemas, quase 50 % do saldo orçamental da Segurança Social foi gerado pelo subsistema previdencial, na ordem dos 484 milhões de euros, mais 163,7 milhões de euros que em igual período do ano passado.

O saldo do subsistema previdencial desdobra-se nas componentes de repartição e de capitalização, que geraram um saldo de 290,3 milhões de euros e 193,7 milhões de euros, respectivamente.

Ambas as componentes registaram aumentos face ao segundo trimestre de 2006, de 73,1 milhões de euros, no caso da repartição, e de 90,7 milhões, no caso da capitalização. O subsistema de solidariedade registou um saldo orçamental de 239,7 milhões de euros, o subsistema de protecção familiar e políticas activas de emprego e formação profissional observou um saldo de 190,2 milhões de euros e o sistema de acção social ficou-se pelos 142,8 milhões de euros.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.