VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/04/24 18:39:01Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: A revolução vai ter lugar noutro nível, na Rede, na Internet


Author:
Jorge Pinto (Portugal Diário, 29.08.2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 29/08/07 8:00:34
In reply to: António Vilarigues 's message, "O atrevimento da ignorância" on 20/08/07 8:40:31


A revolução vai ter lugar noutro nível, na Rede, na Internet

Na sua mais recente crónica no PÚBLICO [20/8/2007], António Vilarigues, membro do PCP, procura reabilitar o leninismo através de algumas citações do autor de Desenvolvimento do Capitalismo na União Soviética e de Imperialismo, Estádio Superior do Capitalismo, concluindo que os seus críticos não só não leram os originais de Marx e Lenine como não os estudaram. Trata-se de duas obras de análise quase exclusivamente económica de entre as obras completas de Lenine publicadas em 45 volumes, salvo erro, que ainda hoje podem servir de referência, principalmente após a inusitada e grandiosa manifestação pública a seguir à morte de Álvaro Cunhal, aos 92 anos, mesmo para burgueses defensores do capitalismo. António Vilarigues insiste até na importância para a ideologia actual, insistindo que a chamada globalização não é diferente do imperialismo como estado superior do desenvolvimento do capitalismo, que se caracteriza pela aliança entre o capital financeiro e o industrial, e na procura de locais e novas fontes de exploração da força de trabalho, que aumente o poder dos mais ricos, proprietários e gestores das grandes multinacionais, em detrimento dos mais pobres e da classe média, e das pequenas e médias empresas, que são compradas ou incapazes de sobreviver. E à exportação do capital sucedeu a deslocalização das empresas e o despedimento dos trabalhadores. Por exemplo, em 1971, uma crise financeira global revelou que a Federação Helvética exportava 18 vezes mais capital por habitante que os EUA abalando o orgulho que tinham na estabilidade da sua moeda, cuja paridade com outras nunca fora ameaçada. Mas em 1971 o fluxo de dinheiro vindo do exterior que procurou refúgio na Federação foi tal que mesmo as piores medidas, sucessivamente mais gravosas, não produziram o efeito desejado. A situação só acalmou depois da valorização do franco suíço, pois o dinheiro que entrava vinha efectivamente do exterior, mas era dinheiro suíço colocado no exterior, uma situação que Marx descreveu algures como a luta de metade de uma economia contra a outra parte, no mesmo território. Mas agora o imperialismo caracteriza-se mais pela deslocalização das grandes empresas capitalistas em busca de mão-de-obra barata e sem protecção.
Globalização e imperialismo são a mesma coisa. As divergências começam quando escolhemos lutar contra o aumento do fosso entre ricos e pobres. Disso é omisso António Vilarigues. Será que é como Lenine queria, por meio de uma revolução e da guerra, do centralismo democrático e uma ditadura proletária, ou de outra forma, como assistimos actualmente na Venezuela e na Bolívia, com a tentativa de alargamento e aumento dos mandatos presidenciais, em nome do povo e do socialismo e contra o imperialismo norte-americano, aproveitando maiorias absolutas, ditas democráticas? Lenine morreu e o leninismo só é importante para compreender melhor e de forma científica (como ele gostava) porque é que a Revolução de 1917 fracassou. O resto tem a ver com as novas tecnologias e a alteração da luta de classes, com outras formas de fazer política.
Será que os partidos comunistas ainda são necessários? Tanto quanto os outros que se conformam com a democracia burguesa actual, um pouco mais participativa, com os sindicatos finalmente mais importantes que os partidos contra a globalização. Até Álvaro Cunhal compreendeu isto aos 90 anos! Porque os sindicatos têm que ser independentes para serem eficazes a unir os descontentes e espoliados pacificamente a favor dos seus interesses, na rua. Mas o mundo mudou e a revolução vai ter lugar noutro nível, na Rede, na Internet, no campo onde as empresas, instituições, etc., de toda a ordem ficaram dependentes e dominadas pelas novas tecnologias, em primeiro lugar contra os trabalhadores e a favor dos proprietários e gestores milionários. Mas a luta, talvez pacífica na rua, poderá tornar-se sangrenta noutros locais, onde aqueles que dominam os novos meios podem reagir em nome de um mundo melhor.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.