VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

13/12/19 15:37:33Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: Cócoras perante a China


Author:
Paul Craig Roberts
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 31/08/07 11:57:23

De Cócoras perante a China

Mais do que pela análise feita no texto, que não é nova nem aprofundada, a sua publicação é justificada por ser de quem é, um homem do establishment: nada mais nada menos que o antigo Secretário Adjunto do Tesouro, no governo de Reagan…

Paul Craig Roberts* - 31.08.07

A China fez saber [N.do T.: principio de Agosto] aos idiotas de Washington que os tem agarrados pelos cornos. Dois importantes porta-vozes do governo chinês afirmaram que as suas consideráveis reservas de dólares estadunidenses e Títulos do Tesouro “são uma grande contribuição para a manutenção da posição do dólar como moeda de reserva”.

Se os EUA adoptarem sanções para provocar a valorização da moeda chinesa, “o banco central chinês ver-se-á obrigado a vender dólares, o que poderia levar a uma massiva desvalorização do dólar”.

Se os mercados financeiros ocidentais forem suficientemente inteligentes para compreender a mensagem, as taxas de juro dos EUA aumentarão sem ter em conta nenhuma acção ulterior da China. Neste momento a China não precisa de vender um único Título. Num instante, a China deixou claro que as taxas de juro dos EUA dependem da China e não da Reserva Federal Americana (FED).

A precária posição do dólar dos EUA como moeda de reserva foi completamente ignorada e negada. A ilusão de que os EUA “são a única super-potência do mundo”, cuja divisa é desejável apesar da sua excessiva colocação em circulação, reflecte o desmedido orgulho estadunidense, não a realidade. Esse orgulho é tão extremo que há apenas 6 semanas o McKinsey Global Institute publicou um estudo onde concluiu que, inclusive, uma duplicação do actual deficit da conta-corrente dos EUA para 1,6 biliões de dólares, não causaria problemas.

Pensadores estratégicos, sem qualquer tendenciosidade porque não foram saneados pelos neoconservadores, rapidamente concluíram que o poder da China sobre o dólar e as taxas de juro dos EUA, também dá à China poder sobre a política externa dos EUA. Os Estados Unidos puderam atacar o Afeganistão e o Iraque só porque a China possibilitou a maior parte do financiamento das guerras de Bush.

Se a China deixar de comprar Títulos de dívida emitidos pelo Tesouro dos EUA, será o fim das guerras de Bush. A taxa de poupança dos consumidores dos EUA é praticamente zero, e vários milhões estão aflitos por hipotecas a que não se podem permitir. Com o orçamento deficitário de Bush e sem possibilidades no orçamento dos consumidores para um aumento dos impostos, as guerras de Bush só podem ser financiadas por estrangeiros.

Nenhum país do mundo, à excepção de Israel, apoia o desejo do regime de Bush de atacar o Irão. A China tem que decidir se chama o embaixador dos EUA e lhe transmite a mensagem de que não haverá ataque ao Irão ou outra guerra, a menos que os EUA estejam dispostos a recomprar 900.000 milhões de dólares e outros activos em dólares.

Naturalmente, os EUA não têm reservas estrangeiras com que recomprar esses valores. O impacte de uma tão grande venda sobre as taxas de juro dos EUA arruinaria a economia dos EUA e terminaria, efectivamente com a capacidade de Bush de desencadear guerras. Além disso, provavelmente outros governos seguiriam a iniciativa da China, já que o principal apoio dos dólares dos EUA foi a vontade da China de os acumular. Se o maior possuidor se desfizesse dos dólares, outros países também o fariam.

O valor e o poder de compra do dólar dos EUA cairiam. Se os norte-americanos fossem a Wal-Mart fazer compras, os novos preços levá-los-iam a pensar que tinham entrado numa loja de luxo. Os norte-americanos não poderiam manter o seu actual nível de vida.

Ao mesmo tempo, os norte-americanos seriam afectados quer por aumentos de impostos, a fim de equilibrar um deficit orçamental que os estrangeiros não estariam dispostos a financiar ou por grandes cortes nos programas de segurança de recebimentos. A outra única fonte de finanças orçamentais seria o governo imprimir dinheiro para pagar as suas contas. Nesse caso, os norte-americanos ficariam perante mais inflação, com os preços mais elevados pela desvalorização do dólar.

É uma perspectiva sombria. Colocámo-nos nesta posição porque os nossos governantes são imbecis e ignorantes. Tal como os nossos economistas, muitos deles cúmplices assalariados de um qualquer grupo de interesses. Tal como os nossos dirigentes empresariais, cuja ganância deu à China poder sobre os EUA, quando enviaram para lá a produção de bens e serviços. Foram os peixes graúdos empresariais quem converteu o Produto Interno Bruto dos EUA em importações chinesas, e foram os economistas do “comércio livre, mercado livre” quem os incentivou a fazê-lo.

Como fica com tanto orgulho desmedido pessoas tão estúpidas como os estadunidenses?


* Paul Craig Roberts foi Secretário Adjunto do Tesouro no governo de Reagan. Foi editor associado da pàgina editorial do Wall Street Journal e editor-colaborador de National Revue. É co-autor de “The Tiranny of Good Intencions

Este texto foi publicado em http://www.counterpunch.org/roberts08082007.html

Tradução de Miguel Guedes

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.