VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/04/24 2:37:24Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]456789 ]
Subject: NA ORDEM NATURAL DAS COISAS A CHINA É O CENTRO DO MUNDO


Author:
Leonídio Paulo Ferreira (DN, 23.07.2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 23/07/07 17:11:43
In reply to: Fernando Dantas 's message, "´China vai dominar indústrias´, diz economista chinês Dong Tao" on 9/07/07 12:08:22

Quando os Estados Unidos nasceram, em 1776, a China era o país mais rico do mundo. Ambiciona agora voltar a sê-lo, destronando os americanos. Talvez antes de estes celebrarem o terceiro centenário. Com 11,5% de crescimento no primeiro semestre de 2007, a China no final do ano ultrapassará a Alemanha para se tornar a terceira potência económica. Em 2005, graças a essas taxas de dois dígitos que duram há 30 anos, tinha já deixado para trás França e Reino Unido. Seguir-se-á o Japão. E, um dia, os Estados Unidos. É a ordem natural das coisas. Com 1300 milhões, a China é o país mais populoso. Em termos absolutos, parece destinada a ser o mais rico.

A decadência chinesa (invertida nos anos 80) é recente como fenómeno histórico. Nos tempos de Qianlong, o último grande imperador, o gigante asiático era ainda uma potência de respeito. Uma embaixada britânica enviada a Pequim em 1793 ficou chocada ao ser tratada como vassala. A Lord McCartney foi exigido o kowtow, acto de submissão composto por ajoelhamento e toque da cabeça no chão - três vezes. A visita correu mal, porque os britânicos recusaram. Mas, até então, russos, portugueses e holandeses cumpriam o cerimonial. Uma decisão pragmática em nome do negócio. Gerida por eficientes mandarins, a China contribuía ainda em 1820 com 32,9% do PIB mundial. Nesse mesmo ano, os jovens Estados Unidos só valiam 1,8%. E a Europa, embora rica, estava ainda no início da sua industrialização maciça.

Um século de imperadores fracos (os britânicos regressaram em 1842 e conquistaram Hong Kong), revolução republicana, ocupação japonesa e guerra civil deixaram a China pobre. Quando Mao Tsé-Tung proclamou em 1949 a República Popular, o país valia apenas 4,5% do PIB mundial. E foi preciso esperar pela morte de Mao para que os chineses reaprendessem a produzir riqueza. Quem olhasse para Hong Kong e Taiwan adivinharia o resultado. Os números, em alguns casos, batem já os dos Estados Unidos: por exemplo, 461 milhões de telemóveis contra 219 para os americanos. Noutros, o atraso ainda é significativo (32 milhões de automóveis contra 136 nos Estados Unidos), mas o fosso diminui.

Os chineses são ainda muito mais pobres que os americanos. Mas como um todo estão a cumprir a profecia de Napoleão: "Quando a China acordar, o mundo tremerá." De repente, hábitos de consumo ocidentais chegam a 1300 milhões de pessoas. Consumo que implica a busca global de matérias-primas. A China é já um importador de alimentos, afectando os mercados. E a sua sede energética contribui para o alto preço do petróleo. Nada do que se passar na China deixará de afectar o planeta. E tanto pode ser o êxito como primeira potência, como a crise devido ao sobreaquecimento da economia. Certo é que ao seu país os chineses chamam Zhongguo, "País do meio". Do mundo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.