VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

29/03/24 5:47:53Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: China aprova lei que reconhece a propriedade privada


Author:
Efe
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16/03/07 9:42:25

PEQUIM - O Congresso Nacional Popular da China (CNP, Legislativo) aprovou na sexta-feira, 16, por uma ampla maioria a lei mais discutida de sua história, que reconhece pela primeira vez a propriedade privada e equipara sua proteção à da pública e da coletiva.

Na última sessão da reunião anual do CNP, que começou no dia 5 de março em Pequim, os 2.888 integrantes aprovaram a Lei da Propriedade, que era debatida há 13 anos, por 2.799 a favor, 37 abstenções e 52 votos contra.

"É um avanço proteger os bens legais. A nova lei garante que todos os bens são iguais, sejam estatais, privados ou coletivos", disse Wu Qing, diretora do Centro de Desenvolvimento para as Mulheres Rurais.

Ao longo dos seus 247 artigos, em 40 páginas, a lei estabelece que "todo tipo de propriedade está protegida pela lei e ninguém pode atentar contra ela".

Segundo a versão oficial, um dos objetivos será proteger o setor privado, responsável por cerca de metade da riqueza nacional. O outro é acabar com as freqüentes e polêmicas expropriações no meio rural, um perigoso fator de instabilidade para o país.

No campo, a propriedade é coletiva e o Estado cede a terra aos camponeses em regime de usufruto durante períodos de até 70 anos.

O sistema será mantido com a nova regulamentação. Para o governo, a zona rural ainda não está preparada para a privatização da terra, devido à falta de um sistema de seguridade social.

A terra poderá ser expropriada "por interesse público", diz o novo texto, que no entanto garante o pagamento de "indenizações pela terra, subsídios para o realojamento, compensações pelos móveis, utensílios e colheitas".

Além disso, a lei restringe "a transformação de terra para a agricultura em terra para o desenvolvimento", a fim de conter os excessos das corruptas autoridades locais.

Além da histórica lei, os deputados aprovaram o imposto unificado, que aumenta as taxas cobradas das companhias estrangeiras. Elas agora serão iguais às pagas pelas empresas chinesas (25%).

Outra medida aprovada foi o orçamento de 2007, que estabelece um aumento de 17,8% na despesa militar.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
China: a garantia à propriedade e o socialismoVermelho online19/03/07 8:32:20
Proteção à propriedade divide ChinaAssintecal20/03/07 9:05:39


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.