VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/01/21 17:50:17Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: A identidade da França


Author:
Vasco Pulido Valente (Público, 20.04.2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/04/07 13:48:19

A identidade da França

Vasco Pulido Valente




A campanha para a presidência tornou a trazer a velha discussão sobre "a identidade da França", que tanto preocupa a "inteligência" de lá e de cá. Ainda por cima, parece que desde a inconcebível sra. Ségolène até Sarkozy os próprios candidatos têm insistido num inesperado nacionalismo de Marselhesa e bandeira, que se destina, segundo consta, a espevitar um eleitorado cínico e apático. Mas nada disto ajuda. A França já não é o que era e já não pode voltar ser o que era, porque, para além da retórica, a França moderna se fundou sobre um mito que faliu, a revolução, uma realidade que vai inevitavelmente falir, a omnipotência do Estado, e na fantasia de uma "grandeza" e de uma "glória", que se extinguiu no princípio do século XIX e não passa hoje de um patético equívoco.
A França e os franceses gostavam de se ver como a encarnação histórica de valores que supunham universais: os valores de 1789, que, de resto, continuam a comemorar no 14 de Julho, o dia da tomada da Bastilha. Desgraçadamente esses valores desapareceram depressa e o que ficou e se propagou foi o exemplo da revolução. Por outras palavras, da violência. A liberdade, a igualdade e a fraternidade não prosperaram em França como prosperaram em Inglaterra, na América ou na Escandinávia. O grande legado da Bastilha ao mundo acabou por ser o culto do terror, como panaceia para qualquer espécie de injustiça, e a justificação desse terror como "filosofia do progresso". Não por acaso, o leninismo, o estalinismo e a aberração marxista encontraram em França os seus mais devotos defensores. Afinal, não estavam eles convencidos que 1917 consumava 1789?

O colapso da fé revolucionária entre 1970 e 1990 deixou a França sem destino. Aquilo que durante tanto tempo representara já não convencia ninguém. Pelo contrário, horrorizava agora quase toda a gente. A política interna, a guerra franco-francesa entre a esquerda e a direita, perdeu pouco a pouco a relevância e a razão. Os partidos caíram no "pântano" centrista. E veio ao de cima a autêntica França: xenófoba e conservadora, e naturalmente azedada pela sua actual insignificância. No meio, sobrou um Estado providência insustentável, a semana de 35 horas, leis de trabalho que asseguram o desemprego, uma dívida externa esmagadora, um défice perene, um crescimento do PIB pior do que o de Portugal e um declínio constante do poder de compra. Os candidatos prometem, como sempre, mudança, mas neste caso mudar implica a rejeição de dois séculos de História. Não admira que se comece a falar na VI República. Mudar de República, isso, os franceses sabem fazer.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
E a "Europa"?Vasco Pulido Valente (Público, 22.04.2007)22/04/07 19:48:44
É só desgraças. E depois vêm estas aves de mau agoiro. Chiça! (NT)Chico vivaço23/04/07 0:24:02


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.