VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/01/21 17:52:29Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: E a "Europa"?


Author:
Vasco Pulido Valente (Público, 22.04.2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/04/07 19:48:44
In reply to: Vasco Pulido Valente 's message, "A identidade da França" on 21/04/07 13:48:19



Há uma curiosa deslocação da utopia "interna" para a utopia "externa", ou seja, do socialismo como coisa realizável num só país (não falo do "país" de Estaline") para a utopia usualmente designada como "construção da Europa". O Estado federal da "Europa" substituiu a igualdade e as nacionalizações como instrumento e meio de fazer a felicidade da populaça. Por um lado, isto não espanta: o carácter religioso da esquerda inventou um novo paraíso, quando geralmente se percebeu que o primeiro não passava de um inferno. Por outro, não se compreende como a realidade, nem sempre recomendável ou harmónica, dos 25 consegue inspirar o mais vago sentimento de fé ou esperança num futuro cantante do Báltico, ou mesmo da Anatólia, ao cabo da Roca.
Claro que a "Europa" nasceu "contra". Contra o que se julgava o mal absoluto da hegemonia anglo-saxónica. Primeiro, contra a Inglaterra, que a França (incluindo Monnet) e a Alemanha julgavam com ambições no continente, apesar de a Inglaterra estar na altura mais do que falida e desinteressada. E, a seguir, contra a América, o novo monstro económico, militar e cultural. Não por acaso a "Europa" foi desde o princípio a aliança dos vencidos (França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Luxemburgo) contra os vencedores, coisa que dá sempre um cheirinho de virtude. Virtude a que se acrescentou com o tempo o famigerado "modelo social" e a fantasia da "terceira força", que iria arbitrar os conflitos entre a América e a URSS e que hoje necessariamente aspira a conter e dirigir a América.
A utopia começa agora a apodrecer. Muita gente espera que o próximo Presidente da França, de sociedade com a sra. Merkel e com Zapatero, a venha salvar. É uma ilusão. A Alemanha unificada reduziu a França a uma potência de terceira ordem. Pior ainda, o mundo eslavo e o mundo báltico, que não deixaram de viver sob a ameaça do império russo, não confiam na França e detestam a Alemanha. Confessemos que com carradas de razão. A "Europa" talvez lhes traga, por enquanto, alguma ajuda. Mas, para seu sossego e estabilidade, precisam de uma garantia séria. Da única que existe: a garantia da América. A Polónia e a República Checa já provaram este facto simples. Com "Constituição" ou sem ela, a "Europa" terá de se ficar - o que não é mau - pelo mercado livre, a moeda comum e a defesa do consumidor. A ideia absurda do Estado federal, "simplificado" ou não, morreu de vez.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
E visto tudo em que bolinha de cristal? (NT)Chico vivaço23/04/07 0:27:15


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.