VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

18/04/24 14:40:48Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: China dá presente surpresa ao G-8, ao flexibilizar o câmbio do yuan


Author:
AFP
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19/05/07 9:05:39
In reply to: Efe 's message, "Carga tributária da China é maior da Ásia e 3ª do mundo" on 18/05/07 8:33:48

A China deu um presente surpresa aos ministros das Finanças dos países ricos do G-8, que iniciaram nesta sexta-feira uma reunião de dois dias na cidade de Potsdam (leste da Alemanha), ao aceitar a valorização de sua moeda, conforme o grupo vinha reivindicando.


Com a evolução da economia chinesa, o aumento da faixa de flutuação do yuan é "um sinal positivo", reagiu o ministro das Finanças alemão, Peer Steinbrück, cujo país preside o fórum.

A reunião do G-8-Finanças (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia), que vai até sábado, vai discutir as ajudas à África e a ameaça dos fundos especulativos para o equilíbrio das finanças mundiais, entre outros temas.

Os países ocidentais, EUA à frente, pressionam há longo tempo o governo de Pequim para deixar o yuan, mantido a um nível artificialmente baixo, evoluir mais livremente em relação ao dólar.

O antigo Império do meio é regularmente pressionado pelo G-8 desde abril de 2006. Os Estados Unidos, em particular, acusam a China de manter sua moeda a um nível muito baixo, inchando seu gigantesco superávit comercial e aumentando o déficit comercial americano.

Sexta-feira, o Banco central chinês anunciou a ampliação da faixa de flutuação do yuan de 0,3% a 0,5%.

Apesar de o esforço ser plausível, está longe de contentar. "Tanto o Japão como os EUA querem que a China aumente mais ainda a flexibilidade de sua taxa de câmbio", declarou o ministro das Finanças japonês, Koji Omi, sexta-feira em Potsdam ao final de um encontro com o secretário adjunto do Tesouro americano, Robert Kimmitt.

A reunião do G8, que visa principalmente preparar a cúpula de chefes de Estado e Governo de Heiligendamm (norte) de 6 a 8 de junho, começou um dia depois do anúncio de demissão do presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, acusado de nepotismo por ter promovido sua namorada, funcionária da instituição financeira.

A saída de Wolfowitz foi recebida com certo alívio. O direito tradicional de Washington de nomear um sucessor não foi questionado.

"Eu acho que na situação atual, a decisão será facilitada de nos atermos ao procedimento tradicional e se dermos a prioridade aos EUA", disse Steinbrück.

Wolfowitz devia apresentar em Potsdam um programa contra a corrupção e as transferências ilegais de capitais. Ninguém virá no lugar dele.

Henry Paulson, secretário americano do Tesouro, pediu desculpas, seu colega britânico, Gordon Brown, só chega no sábado, e a presença do novo ministro francês da Economia, Jean-Louis Borloo, ainda é incerta.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
China já tem 144 milhões de internautasXi Guohua19/05/07 9:08:34


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.