VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

20/04/24 3:42:11Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: Greve Geral


Author:
Renovação Comunista
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 28/05/07 9:31:46

UMA GRANDE JORNADA A 30 DE MAIO – APELO DO CONSELHO NACIONAL DA RC!

São muitos os motivos para fazer convergir o protesto nacional a 30 de Maio! Agrava-se o desemprego e subsiste a recessão. É ilusória a prometida recuperação económica supostamente construída na base da contracção da economia pública, no retrocesso do SNS, da escola pública e da segurança social pública. Ao contrário da prometida expansão económica, a recessão pública não restaura o investimento, aumenta brutalmente as desigualdades e faz subir a precaridade, sobretudo entre os mais jovens, e faz divergir ainda mais os indicadores sociais do país em relação à média europeia. São cada vez mais chocantes as disparidades de rendimento, entre a fracção lucro e a fracção salário, entre os rendimentos faraónicos da aristocracia gestionária das empresas e os salários congelados dos trabalhadores.

Espezinha-se o estatuto dos trabalhadores da função pública, tornados em bodes expiatórios de uma crise que não geraram. Os trabalhadores da função pública estão já no sexto ano consecutivo de redução de salários reais e de congelamento brutal do acesso e progressões de carreira. A brutal compressão salarial no sector Estado vai de par com encerramentos de serviços e suspensão de prestações sociais, muitas vezes com uma retórica requalificadora que na verdade nunca se confirma.

Adensam-se as ameaças do novíssimo léxico político-legal da flexisegurança que significam afinal retrocessos na correlação de forças entre capital e trabalho.

Apesar das intimidações com que o governo quer contrariar a mobilização, a Greve Geral de 30 de Maio ganhou novas forças com o agravamento recente do desemprego, o maior em vinte anos. E surge como um movimento de protesto amplo que obriga o governo a hesitar nos seus projectos de manter congeladas as remunerações no sector público. Essas hesitações e recuos são uma prova de que a luta dos trabalhadores consegue impor recuos na ortodoxia governamental. Esses sinais mostram que é preciso “mobilizar e articular as lutas para criar esperança e confiança no futuro”. O Conselho Nacional solidariza-se assim com a Greve de 30 de Maio e a quem a ela aderir.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.