VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/04/24 13:59:35Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]
Subject: Renoavdores comunistas já são associação política


Author:
JN
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/03/07 17:31:07
In reply to: Portugal Diário 's message, "Numa sala pequena do Fórum Lisboa, 36 elementos..." on 26/03/07 16:38:45

>Renovadores comunistas já são associação


Registada em "letra de lei" e com órgãos sociais eleitos, a Renovação Comunista (RC) deixou ontem de ser "uma espécie" de associação e comprometeu-se a partir à conquista de outros camaradas que rejeitam "os dogmas" do PCP. "Deixámos de ser 'uma espécie' de associação para passar a ser uma associação constituída em letra de lei", congratulou-se o novo presidente do Conselho Nacional da RC, Carlos Brito, numa alusão ao programa dos "Gatos Fedorentos" que fez rir os restantes camaradas.

Numa sala pequena do Fórum Lisboa, 36 elementos da Renovação Comunista reuniram-se para discutir as linhas programáticas e eleger os órgãos sociais da Renovação Comunista, para um mandato de três anos. Houve apenas um voto em branco.

Com lista única, Carlos Brito foi eleito presidente do Conselho Nacional, e considerou que a RC tem agora "mais condições" para "ir a terreiro" e agregar outros comunistas que partilham da visão dos renovadores.

O médico Paulo Fidalgo foi eleito presidente da direcção, na mesma lista A, com outros nomes como João Semedo, deputado independente eleito pelo BE, João Cunha Serra, Nídia Zózimo e Cipriano Justo, que era até ontem o porta-voz da associação.

"Actuar para que a esquerda não tenha comportamentos de capela, de igreja, de seita, com vários grupos digladiando-se entre si" e "abrir caminho para uma discussão que permita a convergência e a formação de compromissos" são os objectivos da RC, disse Paulo Fidalgo.

Paulo Fidalgo acrescentou que a diferença entre os renovadores e os militantes do PCP é a insatisfação face ao "sectarismo" e ao programa actual daquele partido. "Nós não estamos satisfeitos com a solução de programa, o espírito actual, com a orientação actual bastante sectária e dogmática que a direcção do PCP tem", disse.

O movimento que deu origem à actual Renovação Comunista nasceu em 2000, agregando na altura centenas de militantes do PCP que exigiam mudanças de rumo e de estratégia do partido.

João Amaral e Edgar Correia, que já morreram, eram os principais dinamizadores. "Qual é o nosso paradigma? Defendemos que tipo de democracia? Que tipo de partido comunista somos nós? Qual é a nossa posição sobre a propriedade e a riqueza?", questionou um dos presentes durante o debate na reunião.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Numa sala pequena do Fórum Lisboa, 36 elementos...Branco26/03/07 18:08:29


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.