VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

11/12/19 23:15:03Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]
Subject: Não se trata de Drucker


Author:
Fernando Penim Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 31/03/07 22:20:42
In reply to: Jorge Nascimento Rodrigues 's message, "A questão de Marx" on 31/03/07 21:28:22

Caro Jorge,

A sua intervenção é bastante rica acerca do Drucker mas, como sabe, o meu texto não se destinava a criticar os livros do Drucker mas sim o livro do Quesado.

Embora eu admire Drucker discordo dele em vários pontos a saber:

- Ele considera que o conhecimento é uma categoria económica independente e eu penso que conhecimento e trabalho são uma e a mesma categoria
- Não confundo trabalho e trabalho assalariado pois não são a mesma coisa
- Não gosto muito do conceito "trabalhadores do conhecimento", embora a perceba, pois prefiro a ideia de que todos os trabalhadores, em graus diferentes, aplicam conhecimento.
As noções de trabalho e de conhecimento necessitam aliás de muita reflexão pois a maior parte dos autores ainda confunde por exempo conhecimento e informação.

Penso que no meu livro deixei estas ideias bastantes claras.

Voltando ao livro do Quesado. Eu embirro um bocado com a formula "Novo Capital" porque penso que o que está a acontecer é sim o surgimento de um "Novo Trabalho", não repetitivo, criativo, etc, etc.
A expressão "Novo Capital" encerra também uma opção ideológica e, implicitamente, propõe a perpetuação da sociedade capitalista sob novas roupagens.

Neste contexto as frases bombásticas como "Tudo será diferente" são óbviamente equívocas porque aqueles que as dizem afinal querem continuar a organizar a economia à volta das empresas que são "velhas" entidades surgidas no dealbar do capitalismo.

Também não gosto de pegar nestas questões pelo lado da propriedade como faz o Toffler no seu último livro (2006). Digamos que eu considero, e escrevi em 2003, que a propriedade é apenas um pretexto, uma justificação, para o estabelecimento de relações de produção parasitárias.

Ao nível das relações de produção é que se estão a dar as grandes transformações e o resto virá por acréscimo.

O que me levou desagradou neste livro do Quesado foi ele ter aflorado, levianamente, uma questão que tanto me tem dado que pensar desde pelo menos 1990. Constato, embora já o devesse saber, que todo o trabalho muito mais profundo que eu penso ter feito nunca conseguirá ter a visibilidade merecida só porque eu não pertenço a determinados "clubes".

Confrange-me que tantas pessoas influentes continuem apenas a papaguear os gurus do momento, sem uma reflexão própria e sem lhes acrescentar nada.

Como todos sabemos aqueles que só copiam e não inovam nunca passam da cepa torta.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Metendo a colherada - Já agora...Guilherme Statter 1/04/07 2:10:30
Re: Não se trata de DruckerJorge Nascimento Rodrigues 1/04/07 9:55:31


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.