VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/04/24 9:49:52Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]
Subject: Seis em cada dez discordam do emprego vitalício na função pública


Author:
Manuel Esteves (DN, 02.04.2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/04/07 12:06:24

A maioria dos portugueses discorda da existência de contratos de emprego vitalícios na função pública. Segundo uma sondagem realizada pela Marktest para o DN e para a TSF, 57% dos portugueses opõem-se à impossibilidade prática de despedimento na função pública. Questionados sobre se "os funcionários públicos devem manter os postos de trabalho a título vitalício", apenas 33,1% responderam afirmativamente.

Levando em conta o erro de amostragem deste inquérito, pode dizer-se que há uma probabilidade de 95% de a percentagem de pessoas que discordam da existência de contratos vitalícios na função pública se situar entre 53,55 e 60,45%.

Deste modo, a maioria dos portugueses parece aprovar a decisão do Governo em limitar os vínculos de nomeação definitiva na função pública às funções de soberania e de autoridade relativamente aos futuros trabalhadores. Já para os actuais funcionários, o Governo optou por não alterar estas regras.

Porém, apesar de se oporem à rigidez contratual na administração pública, quando questionados sobre a possibilidade de um funcionário ser despedido ao fim de dois anos consecutivos de má avaliação, a maioria discorda. São 44%, contra 42%, os que aprovam esta proposta do Ministério das Finanças.

O Governo propôs que estas duas notas negativas fossem suficientes para levantar um processo disciplinar contra o trabalhador, na sequência do qual, caso se prove a responsabilidade do funcionário, este pode ser despedido. Estas propostas constam do projecto de revisão do sistema de vínculos, carreiras e remuneração da administração pública, actualmente em negociação com os sindicatos. A intenção é entregar a proposta de lei no Parlamento no final deste semestre, de modo a que as novas regras entrem em vigor em Janeiro de 2008.

Maioria concorda com avaliação

Paralelamente, está a decorrer uma outra reforma relativa ao Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP). A intenção é melhorar este sistema, mas o processo, que deveria ter ficado concluído em 2006, tem conhecido atrasos muito significativos. A maioria mostra-se favorável ao princípio genérico da avaliação dos trabalhadores do Estado. Cerca de 86% "concordam que os funcionários públicos devem ser avaliados" e 8% opõem-se a esta ideia. Este resultado não surpreende, já que todos os intervenientes na discussão pública se mostram favoráveis ao princípio da avaliação.

Mas esta relativa unanimidade desaparece quando se começa a discutir a forma de o fazer. Curiosamente, os resultados do inquérito mostram que existe uma ligação entre as opiniões dos inquiridos e a sua idade. As pessoas mais velhas tendem a revelar mais resistência às mudanças, o mesmo acontecendo, ainda que de forma menos acentuada, entre as mulheres.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.