VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

7/12/19 14:01:45Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]
Subject: Operação Milagre


Author:
Só em Revolução ....
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10/04/07 13:57:53

02/04/2007



Operação Milagre: médicos cubanos operam mais de cinco mil



Adital



É meio-dia e Daniel Muñoz, de 76 anos, está sentado numa rede no portal de sua casa. Nas suas mãos segura um exemplar do Semanário Litúrgico. Dá voltas nas suas páginas lentamente e logo se volta para elas. Esse encanto pela leitura não é um costume para Daniel: que reside na favela San José do distrito de Cañazas, Veraguas. Desfruta dele há menos de um ano, quando recobrou a visão, graças ao programa Operação Milagre, que nos últimos 16 meses permitiu que panamenhos de escassos recursos viajassem a Cuba para ser submetidos a operações oftalmológicas.



Muñoz assegura, jornal na mão, que o programa lhe deu de volta a vida: agora pode ver e continuar a sua vida normalmente. «O meu problema de visão era muito severo. No olho direito tinha uma cegueira total; e no esquerdo, uns 90%. Apenas via vultos», explica. «Foram tempos muitos difíceis, pois pouco a pouco ia deixando de ver», complementa. «Vivo só. Assim que tinha que fazer todas as tarefas e, com a cegueira, tinha que fazer um esforço extra para poder completar o que iniciava».



A condição de pessoa de poucos recursos não foi um impedimento na hora de solicitar a viagem a Cuba. «Não gastei um só dólar na operação nem na viagem ou estadia», esclarece. Muñoz realizou a travessia para Cuba em Maio de 2006.



Ele conta que se emocionou ao saber que o programa Operação Milagre será implementado no Panamá e que a partir daí os panamenhos não terão que viajar a Cuba. «Os que não foram beneficiados com o programa que aproveitem esta grande oportunidade», recomenda.



A Operação Milagre aconteceu na ilha de Novembro de 2005 a Fevereiro de 2007. Durante esse tempo, 5 mil 202 panamenhos foram operados de diferentes problemas de visão.



Dentro do grupo de panamenhos que viajou também houve casos de pessoas que foram operadas de retinose, uma doença de carácter degenerativo e hereditária que produz uma grave diminuição da visão e que em muitos casos conduz à cegueira. A equipa local é composta por 22 pessoas.



Em Março, o presidente Martín Torrijos inaugurou o Centro de Cirurgias Oftalmológicas, situado no Hospital Regional de Veraguas. Ali será executado o programa Operação Milagre, o plano de saúde respaldado pelo governo de Cuba. O hospital está aparelhado para realizar cerca de 40 operações diárias, com uma equipa composta por seis oftalmologistas, dois instrumentistas, dois optometristas, sete enfermeiras gerais, um laboratorista, um farmacêutico, dois engenheiros e um economista.



Actualmente, estão a ser avaliados os pacientes para estabelecer a data de início da missão no Panamá. Camilo Alleyne, ministro da Saúde, assegurou que todas as colaborações humanitárias que sejam oferecidas em benefício dos panamenhos serão «bem vindas», sempre e quando «se cumpra com as disposições que ditam as normas panamenhas». Por enquanto não se estabeleceu o tempo que os cubanos permanecerão operando no país.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.