VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

18/04/24 1:58:51Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Proteção à propriedade divide China


Author:
Assintecal
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/03/07 9:05:39
In reply to: Efe 's message, "China aprova lei que reconhece a propriedade privada" on 16/03/07 9:42:25

Depois de mais de 13 anos de discussões e mais de 60 mudanças no conteúdo original da proposta, o Legislativo chinês aprovou a lei de propriedade privada do país - a primeira em pouco mais de meio século. A nova legislação evidencia a brecha que divide a China em duas partes: uma, urbana e capitalista, e outra, rural e comunista.

Aprovada na sessão anual do Congresso Nacional do Povo, que se encerrou ontem, a lei agrega 247 artigos. As regras, que entram em vigor em outubro, reconhecem que a propriedade privada, individual ou coletiva, tem a mesma importância da propriedade estatal. Assim, passa a ser crime a apropriação indevida ou a depredação do patrimônio privado.

Moradores das cidades e novos empresários receberam com euforia a nova lei. As classes média e alta urbanas devem ser as maiores beneficiadas, pois passam a ter assegurado o direito sobre patrimônio imobiliário, investimentos financeiros e herança familiar.

De outro lado, críticos da legislação argumentam que, além de ser uma "traição aos fundamentos socialistas", a lei é discriminatória em relação aos camponeses. A maioria deles trabalha em terras de propriedade coletiva e paga o arrendamento do solo. A eles, a lei não garante o direito de comprarem o terreno onde plantam, mas prevê a opção de renovarem o contrato de arrendamento e assegura que não serão expulsos sem receberem uma indenização.

Empresas estrangeiras perderão subsídio

O conceito de propriedade privada havia sido abolido com a Revolução Comunista de 1949 e foi reintroduzido na China pela emenda constitucional de 1982, mas o texto precisava de regulamentação. O objetivo da lei, segundo o governo, é manter o estímulo aos investidores privados que injetam todos os anos mais de US$ 100 bilhões no país. O governo, porém, continuará exercendo um profundo controle sobre a economia, especialmente sobre sete setores estratégicos - bélico, elétrico, petroquímico, carvoeiro, telecomunicações, aviação civil e transporte fluvial.

Os deputados aprovaram ainda a nova lei de impostos, que aumenta as taxas a serem pagas pelas companhias estrangeiras para equipará-las às chinesas. As estrangeiras terão de arcar com impostos de 25% dos lucros - sinal de que o país não precisa mais conceder vantagens exorbitantes para atrair investidores.

Após o encerramento da sessão anual do Congresso, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que o desenvolvimento econômico de seu país é "instável, desequilibrado, descoordenado e insustentável" e que a sua regulação exigirá "um longo período". Dias 2007 em 8%, o chanceler lembrou um provérbio chinês segundo o qual "um país que parece ser pacífico e estável pode ter uma crise escondida".

- A economia chinesa se baseia excessivamente na exportação e no investimento - destacou.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.