VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

7/12/19 16:32:40Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: Editado pelo Jornal de Noticias


Author:
JN no seu melhor, que fariam se existisse censura?
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 5/12/06 11:42:24

Raúl Castro contraria a retórica anti-EUA
Raúl Castro inflectiu discurso


O triunfo do "Comandante" Hugo Chávez, embora sem surpresas, constitui sempre um dissabor para Washington, que considera a retórica chavista contra o que alega ser o imperialismo dos EUA uma influência negativa não só para a América Latina, mas também com potencial de sedução para outras partes do Mundo. Principalmente tratando-se do maior produtor de petróleo da América do Sul. Os contactos de Chávez com países como o Irão e a Síria também incomodam a Casa Branca - após a visita que o líder venezuelano fez ao Iraque antes da invasão norte-americana em 2003 -, que no último ano teve que digerir as vitórias eleitorais do esquerdista Evo Morales na Bolívia, do sandinista Daniel Ortega na Nicarágua e do nacionalista Rafael Correa no Equador.

Tanto o equatoriano como Morales já confessaram a sua admiração pelo venezuelano que almeja estender a sua "revolução bolivariana" ao resto do continente, não hesitando em apoiar abertamente candidatos presidenciais e estabelecer multimilionários acordos de cooperação. Mas, para alguns observadores, há sinais de contrariedade, e provenientes de Havana. Para Carlos Romero, professor na faculdade de Ciências Políticas da Universidade Central da Venezuela ouvido pela AFP, Chávez "é, no fundo, um pragmático, e percebeu que vários países, entre os quais alguns amigos, lhe pedem para ter melhores relações com os EUA e não fazer ingerências", disse. Desde que Chávez chegou ao poder, a relação de Caracas com os EUA passou da cordialidade distante ao confronto aberto, alicerçado no estreitamento da relação de Chávez com Fidel Castro, tradicional inimigo dos EUA e que é, para Chávez, mais do que um amigo, mestre e conselheiro.

Todavia, com Raúl Castro, ministro da Defesa e presidente interino de Cuba, a situação mudou. Ao confronto advogado por Fidel, Raúl prefere a negociação com Washington, o discurso conciliador que, segundo analistas, poderá ser uma ferramenta para Raúl Castro assegurar a transição da ilha, tão dependente do crude venezuelano. Em qualquer caso, deixando Chávez órfão do seu mentor. E obrigando-o, talvez, à inflexão. Senão discursiva, pelo menos na actuação.

Chávez vence as presidenciais e promete reino do socialismo
Perfil Hugo Chávez Frías
Bush não reconduz embaixador na ONU
Condenadoa 40 anos por violar jovem
Pinochet está consciente mas em perigo de vida
Diplomacia sob tensão
Padre e família assassinados por alcoólicos
PS europeu reúne no Porto com agenda reformista
Alkatiri muito crítico do método de Xanana
Clima tenso e apelos à concórdia
Líder xiita diz a Bush paranão tirar tropas do Iraque
Mais de 600 pessoas em greve de fome
Reino Unidomoderniza força nuclear

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O que disse efectivamente o Comandante Raul de CastroJá chega de vigarice 5/12/06 11:47:29


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.