VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/04/24 4:47:53Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: Uma pedra no sapatinho do Pedro Lomba


Author:
Pai Natal
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/12/06 18:13:55


Nos últimos anos, a América Latina tem assistido a uma sequência de vitórias eleitorais de partidos de esquerda.
R: Só nos últimos anos? – Não haverá engano?
Esta tendência explica-se por razões diversas.
R: - Pois explica, explica! -Só tu não tens explicação para tal!
O enterro da Guerra Fria.
R:- Isso da “guerra fria” não é explicação arranja outra que esta não vale!
A habituação às regras democráticas:
R: Pasme-se, os Povos da América latina não estavam habituados…se não fosse coisa séria dava para rir as gargalhadas, até pareces o botas…!
as rupturas têm sido cada vez menos frequentes na região,
R:- Nota-se…!
sem dúvida um sinal de mudança da cultura política.
R: -Não duvides!
Os níveis inconcebíveis de desigualdade social, só comparáveis aos dos países africanos
R: E porquê, não dizes, não estás interessado em dizer o porquê?
São factos que beneficiaram as várias esquerdas sul-americanas que, por terem sido satelitizadas pelo comunismo durante a Guerra fria,
foram em grande medida marginalizadas nos primeiros momentos da abertura democrática deste continente.
R: -Esqueceste-te da Operação Condor. – Ou não te dá jeito lembrar a repressão infame os crimes dignos dos piores campos de concentração nazis o desaparecimento sem explicação de centenas e centenas de seres humanos, todo isto com a assessoria e o financiamento da Casa Branca, além está claro, da protecção politica e jurídica dos carrascos, assassinos e terroristas!
Mas parece haver ainda outro motivo: Hugo Chávez. O Presidente da Venezuela tem sido ele mesmo um incentivo à moderação de partidos de esquerda nos países da América Latina.
O radicalismo alheio também pode ser uma fonte de aprendizagem. Primeiro, Chávez tem pretensões em se assumir como um líder regional, esquecendo que os Estados sul-americanos não apreciam que outros se intrometam nas suas opções internas. Segundo, o populismo chavista descende directamente de outros populismos de má memória da região: Perón na Argentina, Cardenas no México ou Vargas no Brasil
R: - Primeiro dizes que Chavez tem sido não sei o que…? Depois opinas que Chavez
É, e não é…pois que, e tal e coisa, talvez um dia mas de tarde não sei o quê… tal e coisa…….populista como Perón , Cardenas ou Vargas … - E esqueceste-te de todos os outros em especial de Salvador Allande … Andas com falta de memória, ou tens vergonha de quem serves?
(o cientista político Jorge Casteñeda chama a Chávez um Perón com petróleo).
R:- Cientista politico…há muitos é como os chapéus…..!
Apesar de líderes populistas como Chávez, Morales ou Obrador, as esquerdas sul-americanas não querem repetir a experiência.
R: -Pois todos aqueles que põem em causa os interesses dos teus amos do Norte ou da oligarquia são populista… claro! – Serão todo que quiseres, só não serão, traficantes de droga, assassinos e ladrões como aqueles que implicitamente omites, como Uribe & Garcia e CIA .
circunstância de Chávez ser eleito, como voltou agora a suceder, não consola ninguém.
R: Pelo menos aos Venezuelanos consola e de que maneira…. Além de outros pelo Mundo fora….- Só a ti não! -Tem paciência e aguenta: pois pelo andar da carruagem vais ter muitos mais para aturar, é como dizia o outro “ pode-se enganar muitos durante certo tempo; mas é impossível enganar a todos durante todo o tempo.´´
Uma democracia precisa de democratas. O único propósito de Chávez tem sido criar uma sociedade inteiramente dependente do seu autoritarismo manipulador.
R: - Pois, pois, democracia desde que não mexam nos interesses dos grandes senhores se alguém chega ou poder mesmo de forma eleitoral e se põem a mexer nos interesses estabelecidos, está o caldo entornado e a democracia também: ele são golpes de estado, ele são sabotagens económicas, ele são boatos e insultos, ele é a contra-informação ao serviço do grande capital
O socialismo do século XXI não é diferente do socialismo do século XX: uma economia estatizada e monolítica, assente na corrupção e obediência do povo.
R: -Agora, queres dar uma de visionário de sarjeta. -Nunca te disseram que é impossível.
“Alguém se banha duas vezes nas mesmas águas do mesmo rio”
Chávez controla o petróleo, o Estado, a educação, a administração pública, as forças armadas e por aí fora.
R: Ainda bem que assim é: Chavez, viu a UNO declarar a Venezuela país livre de analfabetismo.
-Como foi possível um país tão rico como a Venezuela com imensos recursos naturais e minerais ter deixado o seu Povo na mais infame obscuridade durante tantos anos!
-Que tipo gente governou a Venezuela?
-E quanto a administração publica, quem queria que a controlasse?
-Chavez é o presidente eleito da Venezuela um país, com um sistema presidencialista, ou não é assim.?!
As forças armadas, pois claro: é o Presidente da Republica e Comandante em Chefe das forças armadas. Um comandante em chefe das forças armadas tem obrigação de controlar as forças armadas se não; não é comandante em chefe das mesmas, ou não será assim?
Tem um estentóreo desprezo pelas instituições e convenções democráticas. Sabe que na dependência as pessoas não têm outro remédio que não seja obedecer
R: Chavez é o único presidente da republica que instituiu a figura de referendo revogatório e ao qual se submeteu: -saiu vencedor porque o Povo da Venezuela assim o quis. – Conheces algum exemplo mais?
. E precisa de diabolizar os Estados Unidos para poder aparecer sempre aos venezuelanos como um salvador.
R: Ai sim … E tu que fazes? -Serves no Iraque ou de alguma maneira serves como podes os teus senhores.
As esquerdas sul-americanas estiveram sempre demasiado presas a ideologias políticas revolucionárias largamente incompatíveis com a democracia constitucional.
R: Pois claro, constitucional. o governo de Allende “não” era constitucional e por isso a Casa Branca decidiu “constitucionalmente” pagar na altura cinquenta milhões de dólares (Em 1972 era muita massa ) para que “honrados militares” assassinos Chilenos tratassem de arrumar de vez com o Governo de Unidade Popular, tudo muito democrático, claro, todo muito constitucional ao sons de metralha contra o voto popular.
Mas há outros exemplos como na Guatemala, ou intervenção directa ou Granada e há outros a lista não teria fim, Porto Rico, enfim uma mão cheia de crimes que passam ao lado da opinião pública, porque será?
Não por acaso, um dos desafios destes novos governos de esquerda que agora triunfam na América Latina está em saber se eles serão capazes de respeitar o processo democrático e adoptar políticas moderadas.
R: A ver vamos se eles fazem aquilo que o Povo deseja, ou se continuam a servir os senhores do Norte deixando os seus Povos na maior das miséria, só comparável com Africa, como tu citas no início do texto. -Só não, dizes o porquê! -Não te dava jeito!
-Eu entendo!
O que tem acontecido: no Brasil, Lula tem governado com realismo;
R: E que “ realismo”……enfim o realismo é tanto que o Povo Brasileiro o obrigou a segunda volta e não perdeu o mandato porque o outro candidato seria tão mau tão mau, que os Brasileiros preferiram lulas mesmo estafadas a peixe podre. É que o Povo tem destas coisas!
no Chile, Bachelet é uma conservadora fiscal;
R: Coitada da Bachelet, eu até gosto dela, e compreendo que a senhora tem em mãos uma tarefa muito difícil com aquele exercito impregnado de criminosos é necessário muita coragem e penso que a senhora não a tem .
no Equador, o vencedor das últimas eleições, Rafael Correia, pertence a uma esquerda cristã moderada;
R: A ver vamos, como dizia o cego… Agora essa da esquerda cristã moderada, é que eu não entendi! -Com certeza nem Cristo “entendeu” é que, consta que ele, Cristo, correu com os vendilhões à paulada! -Toma cuidado que ainda pode sobrar algumas para ti!
e na Nicarágua até a estrela de outras épocas, Daniel Ortega, não exclui um acordo comercial com os Estados Unidos, além de ter chegado ao poder em aliança com os liberais.
R: A ver, vamos e ou poder chegasse como se pode não como se quer! – Depois se verá.
Não é na Europa que precisamos de uma esquerda moderna, é na América Latina. Hugo Chávez tem ajudado.
R: Isso da esquerda moderna é trata para embalar meninos! – Victor Hugo, lá onde está, deve ficar com os cabelos em pé só de ouvir certos governantes que se dizem de esquerda a defender politicas que o levaram a escrever “Os Miseráveis” Que nos diria ele se pudesse?!
Quanto à Europa bem: também lá chegaremos, lá chegaremos, tu verás se poderes, o que vai acontecer na Europa. Tu verás, dá tempo ao tempo e verás como os Povos da Europa vão responder a está politica neoliberal que lhe tem roubado aquilo que tanto custou a conquistar. -É como diz o outro deixa-os posar deixa-os pousar.
i O que se passa na América Latina é nem mais nem menos a resposta dos povos ás politicas neoliberais levadas acabo pelos governos das oligarquias e das ditaduras fascistas, inspiradas e apoiadas e financiadas pelos governos dos USA.
http://dn.sapo.pt/2006/12/09/opiniao/o_senhor_perigo.html
Uma pedra no sapatinho do Pedro Lomba
Pai Natal

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.