VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

7/12/19 14:33:09Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: As alegadas "profecias" de Marx


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/12/06 18:21:04

De vez em quando lá tropeço nas alegadas "profecias" de Marx...
Desta vez é o Prof. M.M.Bober (em "Karl Marx’s Interpretation of History") que fala (depreciativamente, claro...) das "profecias" de Marx. Apesar do tom sério e aparentemente isento ou distanciado da sua crítica, o simples facto de classificar algumas das previsões de Marx acerca da evolução futura do sistema capitalista mundial, como sendo "profecias" (onde é que eu já vi isto?...), é por si só significativo do posicionamento ideológico do nosso autor.
Uma das "profecias" que mais me chamou a atenção é a seguinte (e vou tentar traduzir literalmente):
"Em 1850 ele – Marx – saúda a descoberta do ouro na Califórnia como um acontecimento ainda mais importante do que a descoberta da América. O ouro da Califórnia, profetiza Marx, vai dar uma nova direcção ao comércio mundial, e 'aquilo que Tiro, Cartago e Alexandria eram na Antiguidade, aquilo que Génova e Veneza eram na Idade Média, aquilo que Londres e Liverpool têm sido até agora, São Francisco e o Panamá estão em processo de se tornar'". "O Oceano Pacífico irá então desempenhar o mesmo papel que é hoje desempenhado pelo Atlântico... e o Oceano Atlântico baixará ao nível de um mar interior".
Ainda de acordo com esta "profecia", (e segundo o nosso M.M.Bober) para Marx,
"a única hipótese que os países europeus têm de não caírem no declínio histórico da Espanha ou da Itália, estará na superação do capitalismo e no estabelecimento do socialismo".
Pois é... Há 150 anos atrás o "profeta" Karl Marx anteviu (como o Bandarra?... ou seria antes como o Nostradamus?...) que o comércio internacional na área do Leste Asiático e "baía do Pacífico" (o famoso "Pacific Rim") viria a ultrapassar em volume de negócios o comércio internacional transatlântico. Exactamente como aconteceu aqui há uns tempos atrás... E continua a acontecer!
Em 2004 o comércio externo dos EUA com a área do Pacífico era já mais do dobro do que o comércio externo com a Europa Ocidental.
O sr. M.M.Bober – escrevendo em 1940 - e apesar de historiador e economista, não foi capaz de perceber quais as tendências profundas do sistema capitalista mundial na sua expansão planetária. Em 1940... Mas o "profeta" Marx (em 1850...), esse viu. Viu e viu longe...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: As alegadas "profecias" de Marx - um esclarecimento...Guilherme Statter20/12/06 18:49:14
Para os estudiosos marxianos "empedernidos"...Guilherme Statter21/12/06 0:12:47


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.