VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/02/24 21:37:17Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: É de bico calado


Author:
É hora
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18/10/07 17:46:05

http://photos1.blogger.com/blogger/4207/701/1600/tortura_britanica.jpg

As fotos da Guerra Fria que Londres quis esconder

O jornal The Guardian divulgou, ontem, pela primeira vez imagens chocantes de prisioneiros de guerra à guarda das forças britânicas, entre 1945 e 1947, em que são visíveis os sinais de tortura e dos maus tratos infligidos aos detidos. A história, que o jornal já revelara em Dezembro último, ganhou agora nova dimensão com a publicação das fotografias.

O Governo britânico tudo fez para impedir a publicação das referidas fotos e a consequente revelação pública das cicatrizes do programa secreto de tortura utilizado no pós- -Guerra, mas o jornal conseguiu obter licença para o fazer ao abrigo da Lei da Liberdade de Informação.

As fotos mostram o estado deplorável de prisioneiros torturados pela fome, privação do sono, violência física e frio extremo em campos de interrogatório operados pelo Gabinete de Guerra britânico, na Alemanha do pós-guerra.

As fotografias foram tiradas na prisão de Bad Nenndorf (perto de Hanôver) em Fevereiro de 1947, por Martin Argles, um oficial da Marinha britânico determinado a acabar com as práticas de tortura nos centros de detenção em solo germânico.

São muito semelhantes a tantas outras vistas nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial, onde morreram milhões de judeus. Mas, ao contrário do que se possa pensar, os "esqueletos vivos" retratados nestas fotografias não eram ex-oficiais nazis, mas sim de presumíveis comunistas suspeitos de apoiarem a União Soviética - um aliado que, escassos meses antes, tinha ajudado o Ocidente a derrubar a Alemanha de Hitler.

"Aparentemente", escreve o jornalista do Guardian Ian Cobain, "o Gabinete de Guerra britânico acreditava que estava iminente um novo conflito com a União Soviética", razão que levou à detenção e tortura de centenas de suspeitos na tentativa de obter informações sobre a capacidade militar e os serviços secretos soviéticos. Na mesma prisão foram também interrogados antigos oficiais das SS e industriais alemães, num total de 372 homens e 44 mulheres.

Segredo de Estado

Os maus tratos e as práticas de tortura utilizadas na prisão de Bad Nenndorf são descritos em detalhe num relatório do inspector da Scotland Yard, Tom Hayward, que na altura foi destacado para averiguar o caso. A investigação levou quatro oficiais ingleses a tribunal militar, mas apenas o médico do centro de detenção foi penalizado com a expulsão do exército.

Esse documento, com 60 anos, permaneceu confidencial até Dezembro de 2005, altura em que o Guardian obteve autorização para consultá-lo ao abrigo da Lei da Liberdade de Informação. O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi obrigado a libertar o relatório mas retirou do mesmo as fotografias dos prisioneiros, seguindo instruções do Ministério da Defesa.

Uma fonte do Ministério da Defesa britânico explicou ao DN que "a divulgação das fotografias foi recusada em Dezembro porque podiam provocar angústia às famílias das vítimas". Mais explicações sobre o assunto foram remetidas para o Ministério dos Negócios Estrangeiros que, por sua vez, relembrou a posição oficial do Governo contra as práticas de tortura de prisioneiros.

Numa espécie de pingue-pongue governamental, uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que "a operação dos centros de detenção no período do pós-Guerra é da responsabilidade do Ministério da Defesa".

Apesar de volvidos 60 anos, não é difícil perceber as razões do embaraço. Muitas destas imagens mostram que, no período pós-Guerra e início da Guerra Fria, os métodos utilizados pelos britânicas com os prisioneiros não eram, afinal, muito diferentes dos campos de concentração nazis. É por isso que muitas fotografias pura e simplesmente desapareceram e as que restam foram objecto de aceso debate entre responsáveis ingleses, que tentaram escondê-las a todo o custo.

In: Diário de Notícias Online

Hugo Bordeira, Correspondente em Londres

Autoria de ze ant @ A tua opinião11:46 PM 0 opiniões links to this post
Março 31, 2006
Compra o jornal "Avante" e o exemplar da Constituição da República Portuguesa
Com este número do Avante! é possível adquirir a edição integral e em livro da Constituição da República, cujo 30.º aniversário agora se comemora.
Com a chancela das «edições Avante!», prefaciada por Jerónimo de Sousa, esta iniciativa editorial pode ainda ser adquirida, em Lisboa, nos Centros de Trabalho do PCP Vitória e Soeiro Pereira Gomes e, no Porto, no CT da Boavista.
Preço de capa: 2 euros.
Os assinantes do Avante! que o desejem, podem também adquirir o livro remetendo o cupão publicado na edição impressa, ou enviando o pedido acompanhado da sua identificação (nome, morada, n.º de assinante), para Editorial Avante, Av. Gago Coutinho, 121, 1700-029 Lisboa.

Autoria de ze ant @ A tua opinião12:57 AM 0 opiniões links to this post
9ª Assembleia da Organização Concelhia do PCP de Vila Franca de Xira
Que decorreu no Salão Nobre da CURPIFA, no dia 26 de Março de 2006, tendo sida eleita a nova Comissão Concelhia.




A Organização Concelhia de Vila Franca de Xira reuniu, no domingo passado, na sede da CURPIFA, em Alhandra, a sua 9.ª Assembleia de Organização.
Os comunistas do concelho de Vila Franca de Xira analisaram, entre outras coisas, a organização do PCP no concelho e as medidas para o reforço orgânico e de intervenção nas várias frentes de luta que se avizinham, a situação política e social do País, a situação política e social das freguesias e do nosso concelho.
Após um vivo debate, que durou várias horas, em torno destes assuntos, a Assembleia elegeu o novo organismo de Direcção Concelhio.
Durante os trabalhos, foram ainda aprovadas duas moções, a primeira das quais dirigida ao Governo e à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, exigindo melhores acessibilidades no concelho e a tomada de medidas para resolver os problemas existentes «nesta área de importância fundamental para a melhoria da qualidade de vida ambiental e de desenvolvimento do concelho».




Na segunda moção, os comunistas de Vila Franca saudavam «todos os trabalhadores que no dia a dia lutam em defesa dos seus direitos e dos postos de trabalho» e, em particular, os trabalhadores das empresas OGMA, Tudor, Cimianto, Cimpor, Iberol-Copaz. Câmara, «que nestes últimos tempos têm lutado contra as tentativas de lhes retirarem direitos e contra a imposição de medidas que contrariam a contratação colectiva e normas há muito acordadas».

In: http://www.avante.pt

Autoria de ze ant @ A tua opinião12:38 AM 0 opiniões links to this post
Este Blog nasceu da ideia do Pantanero de se realizar um encontro (in)formal de bloguers comunistas e amigos, a realizar-se na Festa do Avante 2005, tendo evoluído, por sugestão de alguns amigos, para esta versão de aglutinador de opiniões comunistas e/ou próximas. Blog aberto à colaboração de Bloguers comunistas e amigos, bastando ,para tal,enviar-me os textos e/ou fotos. As opiniões, aqui formuladas, apesar de informais qb, terão óbvias conotações com a ideologia Marxista-Leninista e com o Partido Comunista Português. É um Blog de Classe, que toma partido.
Blogs Comunistas e Amigos
# Actualidade 2005
# Abruzolhos
# Assim foi temperado o aço
# Cabala
# Canhotices
# Fraternidade
# Gora Euskal Herria askatuta!
# Iletrados de todos os países UNI-VOS!
# Movimento das Palavras Armadas
# O analfabeto político
# O carapau
# O GATO
# O uno e o múltiplo
# Pantanero
# Tinta fresca
A nossa luta
# Partido Comunista Português
# Juventude Comunista Portuguesa
# Os Verdes
# Associação Intervenção Democrática
# CDU - Açores
# CDU - Distrito de Aveiro
# CDU - Caminha
# CDU - Distrito de Coimbra
# CDU - Emigração
# CDU - Distrito de Leiria
# CDU - Distrito o Porto
# CDU - Concelho de Valongo
# CDU - Distrito de Lisboa
A nossa Festa
# Festa do Avante
Os nossos periódicos
# Jornal «Avante!»
# Boletim «O Militante»
# Boletim «Emigração»
# Revista «Portugal e a UE»
# Folha Verde
# Notícias da Amadora
A nossa voz
# Comunic - a rádio do PCP na Internet
# Sindicância (xml)
Toda a informação
# resistir.info
Textos recentes

* Manifestação
* Solidariedade com os povos da Palestina e do Liban...
* ISRAEL, ESTADO GENOCIDA
* ISRAEL, ESTADO CRIMINOSO
* O PCP e a situação em Timor Leste
* ANTICOMUNISMO
* Agenda do PCP de 22 a 30 de Junho
* Timor-Leste
* Com este Governo Social-Democrata do PS
* O governo interrompeu unilateralmente as negociaçõ...

Arquivo

* Abril 2005
* Maio 2005
* Junho 2005
* Julho 2005
* Agosto 2005
* Janeiro 2006
* Fevereiro 2006
* Março 2006
* Abril 2006
* Maio 2006
* Junho 2006
* Julho 2006

Bravenet Hit Counter

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.