VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: Tue September 11, 2007 00:41:34
Author: Alessandra dos Santos Mendes Fialho
Subject: A psicanálise dos contos de fadas




Professor: Ivan Cupertino
Disciplina: Literatura Infanto Juvenil l
Aluna: Alessandra dos Santos Mendes

Rapunzel


A leitura é um exercício que deve ser contínuo e prazeroso, capaz de envolver leitores e estimula-los a disseminar conhecimentos. E nos contos de fadas a criança se identifica, pois enquanto se diverte encontra esclarecimento sobre si mesma favorecendo o desenvolvimento de sua personalidade.
Segundo Bettelherm (1998, p. 21) “ A criança extrairá significados diferentes do mesmo conto de fadas, dependendo de seus interesses e necessidades do momento”.
O conto Rapuzel trata da temática de privação da vida e maldade. Onde esta privação já se inicia quando Rapunzel ainda está no ventre de sua mãe e é prometida a uma bruxa egoísta e malvada e logo depois no seu nascimento quando bruxa toma posse da menina e a confina em uma torre a partir dos 12 anos, e quando descobre os encontros de Rapunzel com o príncipe, corta-lhe os cabelos e a manda para o deserto. Engana o príncipe e o derruba da torre furando-lhe os dois olhos.
A narrativa se inicia de uma forma que o leitor já tem consciência de que tudo pode acontecer durante a leitura, tendo como interlocutor um narrador e como interlocução os personagens.
No conto de fadas Rapunzel aparece os seguintes elementos, o equilíbrio: a realização do desejo do casal de ter um filho, o desequilíbrio: a promessa feita a feiticeira de entregar a filha para que ela criasse, herói e heroína: O príncipe e Rapunzel, o vilão: a feiticeira, objeto mágico: as lágrimas de Rapunzel que devolve a visão ao príncipe, o conflito: o confinamento de Rapunzel, a solução do problema: o reencontro de Rapunzel e seu príncipe. E como já vimos em outros contos, os heróis sofrem a perseguição do mal, o que aumenta o conflito, até o final do conto, quando o seu amor pelo príncipe salva-o da cegueira, garantindo o final feliz como em: A Bela Adormecida e Branca de Neve, que foram acordadas pelo beijo de um príncipe e vivia diante das maldades de uma bruxa.
Diante dos contos lidos podemos trazer para os dias atuais os seguintes conflitos: a diferença social na relação dos pais, um lenhador o outro rei, a bruxa que representa a maldade, o egoísmo, os sentimentos negativos, a gravidez sem preparação, que é que vimos em índice muito alto nas adolescentes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.