VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: Mon September 10, 2007 13:50:43
Author: Fatima Luzia da Cunha (Literatura Infantil)
Subject: Literatura Infantil




Fátima Luzia da Cunha
Disc.: Literatura Infantil
Curso : Letras – CEULP – ULBRA
Profº- Ivan Cupertino Dutra



Exatamente porque a vida é frequentemente desconcertante para a criança, ela precisa ainda mais ter a possibilidade de se entender neste mundo complexo com o qual deve aprender a lidar. (Bruno Bettelhem)


Educar filhos é uma tarefa um tanto quanto difícil. Escolher a maneira correta de lhe dar educação ou que chegue perto da formula certa é uma das grandes buscas de pais e educadores. A literatura infantil é uma das ferramentas indicadas por psicanalistas, educadores e estudiosos neste assunto. A literatura deve ser apresentada na infância para que tome logo o gosto pela leitura com o intuito de quando adulto compreender de maneira inteligente o significado da própria existência a partir das experiências adquiridas ao longo da vida. Para Bruno Bettelhem que escreveu “A Psicanálise dos Contos de Fadas” a maioria da literatura infantil serve como formula de divertir ou informar, considerando que grande parte destes livros são superficiais com poucos significados. Pensar na idéia de que aprender a ler a pessoa irá adquirir mais tarde conhecimento é uma idéia vazia que não condiz com a realidade de aprendizado.

Considerando o mundo complexo que vivemos, na cabeça da criança surge muito mais dúvidas em relação ao mundo e as coisas que a cercam e a literatura vem para tentar responder e ajudá-las a encarar a vida de uma maneira mais fácil para entender as complexidades. Observando a razão da literatura infantil e como é feito para as crianças este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como foi preparada a a história infantil da coleção “Minhas Fábulas” com o título “A Cigarra e a Formiga”. É um livrinho cheio de cores, o que chama a atenção pela cor e os bichinhos em questão são facilmente reconhecido pelas crianças pois os mesmos fazem parte do mundo de quase todas as crianças.
A Cigarra e a Formiga começa falando da luta de uma formiguinha que mesmo no verão trabalha sem parar juntando toda a comida que conseguia. E a cigarra que por sinal muito preguiçosa só cantava durante todo o dia. Cantarolava,cantarolava nem ai para o resto, só queria cantar e mais nada. Mas a formiguinha era amiga e avisava: pare de cantar um pouco e trabalhe, mas a cigarra nem lhe dava ouvidos.
Só queria saber de cantar. Mas quando chegou o inverno a cigarra com muita forme, sem comida lembrou da amiga formiguinha que tinha preparado sua casa e sua comida para esperar o inverno chegar. E a cigarra foi logo na amiga pedir ajuda, dizendo: tenho fome e frio. E a formiguinha muito esperta disse : eu trabalhei durante todo o verão, e você o que fez? E a cigarra disse: ah!eu cantei.
- Formiguinha: pois é você cantou? Agora dance.
Esta historia infantil além de ser interessante para as crianças que torcem para formiguinha que trabalha muito se torna uma lição no sentido de que devemos pensar no amanhã e não somente no agora. A criança extrai diferentes significados do conto dependerá de seus interesses e necessidades.
Com o intuito de enriquecer a vida da criança devemos estimular sua imaginação ajudando-as a desenvolver seu intelecto. Vejamos o que diz Bruno Bettelhem:

“Os contos de fadas enriquecem a vida da criança e dão-lhe uma dimensão encantada exatamente porque ele não sabe absolutamente como as estórias puseram a funcionar seu encantamento sobre ela.”

Portanto a historia infantil da Cigarra e da Formiga permite a criança tirar outras conclusões da historia bem como também criar uma outra historia em cima da original o que enriquece a imaginação infantil e desenvolve o seu senso critico.


Bibliografia

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro.1980.

A Cigarra e a Formiga . Coleção Minha Fábulas. Ed. Pais e Filhos

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.