VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 10:39:01 06/21/07 Thu
Author: Sandra Luiza
Subject: Tradição e Modernidade

"A Cartomante" e "A Dama do Lotação"

A trama do conto "A Cartomante" de Machado de Assis, gira em torno dos quatro principais personagens: Vilela, Camilo, Rita e a Cartomante, todavia, existem outros personagens que não participam diretamente da trama, porém, suas participações são determinantes no enredo da história, como a mãe de Camilo.
O enredo se desenvolve na casa do casal Vilela e Rita e também, na casa de encontro dos amantes.
A história narrada em terceira pessoa, marca a presença onisciente do autor que descreve os fatos. Fazendo uso de uma voz onisciente para dinamizar o relato da história acentuando os momentos dramáticos do texto e conflitos internos dos personagens.
O conto apresenta como características tradicionais uma linguagem culta, localização precisa do ambiente, a busca da verossimilhança, objetividade das descrições e análise dos personagens.
O conto "A Dama do Lotação" de Nelson Rodrigues é uma trama que se desenvolve em um ambiente urbano, tendo como principais personagens: Carlinhos o marido traído, Solange a esposa infiel, Assunção o amigo de infância dos dois e o pai de Carlinhos.
O espaço onde tudo acontece é o lotação e a casa do casal, onde surge a primeira suspeita do marido.
Nelson Rodrigues como um autor contemporâneo tem uma narrativa própria, criador de uma prosa singular e inconfundível com temas universais que revela as faces mais obscura do ser humano.
Nelson criou histórias curtas sempre com começo, meio e fim, mas que mantinha o final supreendente próprio do conto. É justamente essa característica que valeu a Nelson Rodrigues a fama de devaço.
A escrita do autor é genial, não apenas porque choca o leitor, mas porque consegue tal resultado falando de coisas absolutamente simples, capazes de desestabilizar, nas mesmas proporções, gente das mais diferentes classes.
As obras acima citadas falam do mesmo tema "o adultério" todavia a obra de Machado de Assis tem uma linguagem culta com frases curtas e bem construídas, vocabulário muito rico e seus tipos são inesquecíveis e verdadeiros. Enquanto que a obra de Nelson Rodrigues apresenta uma linguagem popular, com gírias e palavrões.
As duas obras descrevem famílias de classe média. As tramas se desenvolvem em função da infidelidade feminina e do forte desejo das protagonistas por homens que não eram seus maridos.
Como o adultério era e ainda é uma questão social e não somente íntima, havia o medo de que a infidelidade feminina manchasse a imagem dos maridos e das famílias.
Tanto um autor como o outro, mostram a mulher como a culpada de tudo, como Rita comparada à imagem de uma serpente: toda perfídia, toda veneno, envolvendo a fraqueza de Camilo "Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde".
Os autores mostram a outra face das mulheres de família que para o marido e a sociedade eram belas, frágeis e tinham a virtude e a honestidade como alguns de seus principais atributos, inspirando a maior confiança, como no caso da dama do lotação que até o sogro poderia pôr a mão no fogo pela nora. Enganavam, no entanto, o marido e os demais membros da família, elas não eram o que pareciam ser.
Em ambos os contos um triângulo amoroso entre amigos de infância e muito íntimos da casa dos casais. Porém, a dama do lotação desejava todos os tipos de homens.
Os dois contos jogam com o conceito de "mulheres de família" e sua pressuposta seriedade, insinuando que todas as mulheres seriam vulneráveis e poderiam sentir desejo por outros homens.
Os dois autores desvalorizam as mulheres e colocam os maridos traídos em posição de vítima.
Em Machado de Assis, o humor tem função crítica e torna-se muitas vezes pessimista, amargo e cruel. Ora provocando o riso, ora o misto de riso e piedade, conduzindo o leitor a uma reflexão sobre a condição humana. E Nelson Rodrigues é polêmico, dono de um humor amargo e ferino, mostrando o lado sujo das pessoas, muitas vezes em detrimento ao lado mais agradável, por isso era chamado por ele mesmo de anjo pornográfico.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.