VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 04:36:56 06/19/07 Tue
Author: Valquíria de Lima (Violência: Tradição ou moder?)
Subject: Boas Vindas

VIOLÊNCIA: TRADIÇÃO OU MODERNIDADE?

Em A cartomante, de Machado de Assis o título é explicado depois da leitura e da reflexão. Em Maria Bandinha, conto da obra Veredão: Contos regionais e folclóricos, de Moura Lima, o título posiciona que algo será falado desta personagem.
Na análise destes contos não buscará tão somente a reflexão aos títulos, serão apresentados acontecimentos que irá remeter a questão da violência como forma de resposta ao adultério.
Em Maria Bandinha, não há homicídio, mas uma agressão física muito profunda. Nicodemos marido de Maria, depois de um mês fora de casa trabalhando, retorna e flagra sua esposa o traindo, ele friamente resolve não matá-la, mas deixá-la marcada por toda vida, em uma espécie de vingança psicológica, arranca-lhe um pedaço do grande lábio vaginal, em seguida, mistura sal com pimenta e passa na região ferida. Para o marido traído, isso é suficiente para marcá-la por toda vida, talvez se a matasse acabaria com a possibilidade de uma vida sofrida marcada pela dor e covardia.
Em A cartomante, acontecem dois homicídios, também como forma de indignação da traição. Vilela mata a esposa Rita e o melhor amigo Camilo, os dois tinham um relacionamento amoroso. Neste caso, tratava-se de uma dupla traição, que atingia a amizade, o amor e a lealdade.
O que estes contos têm em comum?
Eles se constroem com grande variedade de opiniões e ponto de vista na medida que as coisas vão acontecendo. Por tanto, não é objetivo faze-se uma análise detalhada desses acontecimentos, mas buscar-se uma comparação na ação do ser. O acontecimento importante dos contos é a traição, bem como, seu resultado , mas com aspectos, ambientes, oralidades, tempos e pessoas cultualmente diferentes. Sendo assim, analisar-se-á detalhadamente a traição que é o material em questão, porém isso não destaca a possibilidade de fato ou outro ser apresentado durante as reflexões.
Nos respectivos contos, a mulher é apresentada como leviana e dissimulada, o homem o vingador que lava com sangue a dor. Observa-se que o tempo de diferença, bem como a forma da escrita não afastam a questão da honra, uma obra tradicional e outra moderna, além de moderna, regional, abordam o mesmo tema: a traição e a violência. Obvio, que o desfecho é diferente, se formos analisar A cartomante, veremos outros aspectos bem mais significativos que a própria traição em si, mas como já explícito anteriormente, o tema em questão é o que será focado.
A forma como é construído o personagem é bastante interessante, Nicodemos é um trabalhador que passa dias fora de casa buscando o sustento da família, Vilela o amigo fiel que está presente nas horas de tristezas e de alegrias, como na morte da mãe de Camilo, ajudando-o,cuidando do enterro e do inventário, como também no aniversário de Camilo dando-lhe de presente uma rica bengala. O leitor começa a sentir junto com a vítima uma espécie de revolta, talvez sendo possível deduzir o final da trama. Camilo como traidor também é bem apresentado, além de fraco é covarde, observa-se neste fragmento: “Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo (...) Ele ficou atordoado e subjugado. Vexame, sustos, remorsos, desejo, tudo de mistura. (...) Adeus, escrúpulos! Não tardou que o sapato acomodasse ao pé (...) A confiança e a estima de Vilela continuavam a ser as mesmas.” Outra vez vê-se a imagem de Rita negativa, agora ela é compara a uma serpente, com todo veneno atingindo a fraqueza de Camilo, e juntos formam uma espécie de dupla: o sapato e o pé. Maria e seu amante o vaqueiro Chico, são apresentados como pessoas de baixa consciência moral, ela traindo um marido bom e trabalhador, ele a mesma situação, pois mesmo não sendo amigo íntimo de Nicodemos, não justifica o envolvimento com uma mulher casada, mas neste caso Maria tem uma imagem mais negativa, pouco fala-se do amante, transferindo a responsabilidade unicamente para ela, tanto que o marido ofendido vinga-se somente dela, esperou o amante sair para executar o plano, observa-se no fragmento: “ E ficou pensando, com o coração repleto de ódio; era só entrar e sangrar os dois, ali no esponjador. Mas controlou-se, tinha um outro plano.”(Veredão, p.112,113)
Existe uma notória diferença nos contos em relação ao casamento enquanto instituição de valor familiar e social, em A cartomante, não enfatiza essa importância, mas uma vingança auxiliada pelo sobrenatural, a ajude de uma cartomante, causando a destinação trágica dos personagens. Em Maria Bandinha, o casamento tem um grande valor, a atitude do marido sumir depois da agressão, causa a destruição da família, Maria criará sozinha seus filhos, além de obter uma nova identidade depois da tragédia: “Naquela região do Boqueirão Maior, Maria era conhecida como Maria do Nicodemos Serrador; passou, depois daquela tragédia, a ser conhecida como Maria Bandinha”. (Veredão, p.114)
Embora diferentes os finais, o resultado das traições são as tragédias. A violência é utilizada como auxílio em defesa da honra. Desta forma observa-se que valores do passado são vistos na atualidade.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.