VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:31:16 05/09/07 Wed
Author: Rosileide Ferreira Brito (Comentário Rastros do Verão)
Subject: Bom dia

No livro "Rastros do Verão" de João Gilberto Noll, a sua escrita é um símbolo de um tempo de profundas transformações na vida da cultura brasileira, personagens desenraizadas, em trânsito, o desamparo dos ser humano diante da vida real.
O autor traz no seu livro idéias formalizadas das mudanças nas formas de percepção de outros valores familiares, a solidão, a procura de preencher o espaço vazio em outras dimensões. Expressa sobretudo o tempo cronólogico, mas sem preocupação com espaço.
Pode-se dizer que o autor adota um profundo sentimento nostalgia cuja única certeza é o presente, o desejo de fuga e o acúmulo de imagens desconexas, tentando a todo custo bloquear a vida e o fluir do tempo, os espelhos do mundo, enfraquecendo a distinção entre o seu eu e o mundo fragmentado que o rodeia.
A associação entre o delírio, alucinação, sonhos, talvez trata-se de uma experiência esquizofrênica de perda da identidade pessoal, como também as drogas, o álcool, o sexo representam um tipo de válvula de escape.É bem provável, também, que isso esteja ligado a modernidade brasileira através de seus objetos e bens culturais que ela criou nesses últimos anos, o sujeito anônimo dessa narrativa pode sentir prazer em olhar apenas para si, esquecendo do mundo lá fora.
Todo o texto sugere o sexo assim, pode-se dizer que, o livro é uma profunda reflexão sobre o desamparo do homem comum diante da realidade do mundo atual.
A escrita é referencial e objetiva dando uma idéia de movimento contínuo.
Além do enredo centrado no narrador e na sua relação com o garoto, têm-se outros dois episódios com cenas rápidas, diálogos curtos, cujo objetivo principal é retardar um pouco mais o andamento da história. Percebe-se, pois, que o essencial é tentar produzir uma imagem real do comportamento do homem.
Parece que a necessidade de narrar de se fazer ouvir, de relatar suas sensações íntimas, não importando a forma, que no caso é um dos traços da contemporaneidade brasileira.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.