VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Re: Não derrube o capitalismo, compre-o


Author:
A.Fagundes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/09/08 18:05:36
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Não derrube o capitalismo, compre-o" on 20/09/08 13:59:01

Essa está bem esgalhada.

Só que quem comprou feudos, directamente aos senhores feudais endividados ou em leilão pós revolucionário, não foi uma burocracia, mas uma nova classe social emergente.

Estaremos nós em presença da transformação duma burocracia numa nova classe emergente ou da transformação duma burocracia numa velha classe dominante. atentemos no caso russo, em que os activos estatais foram adquiridos em saldo pela burocracia, que com isso se transformou numa nova (velha) burguesia.

Pelo que julgo saber, é o Estado, ou empresas estatais, que está comprando estes despojos do capitalismo americano. Parece-me, também, ser mais uma actuação de credor que tenta acautelar os seus interesses, impedindo a falência do devedor, do que outra coisa. Se não fosse detentora de tantos títulos de dívida e se não tivesse tanta moeda americana entesourada, a burocracia chinesa bem que poderia aguardar a falência do concorrente americano.

Mas as actuais falências americanas não são ainda sinónimo da ineficácia económica do capitalismo. São apenas indicadores das crises cíclicas que o retemperam, quer sejam as crises de sobreprodução, quer sejam as crises financeiras em que aquelas se travestem (a crise do crédito existe porque alguém consumiu a crédito o que não poderia consumir com os rendimentos actuais de que dispunha, alimentando artificialmente a produção e gerando uma crise de sobreprodução).

Teremos de esperar mais uns anos para ver o desfecho do capitalismo de estado chinês. Eventualmente, não irá ser muito diferente do que aconteceu noutros lados, incluíndo o desmoranamento duma parte do Império, como aconteceu com a Rússia. Se bem que os chineses tentem aprender com o que aconteceu com a Rússia, e o desmembramento dum velho Império não seja do agrado da burguesia chinesa.

Enfim, veremos. Mas a ironia está bem conseguida.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Não derrube o capitalismo, compre-oA Fagundes20/09/08 19:40:15


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.