VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: COMUNICADO


Author:
FARC-EP
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 9/04/08 15:23:47

Sobre a missão médica francesa
por FARC-EP

COMUNICADO

1- A libertação unilateral de cinco congressistas e de uma ex-candidata à vice-presidência, verificada entre Janeiro e Fevereiro, foi sobretudo um gesto de generosidade e vontade política das FARC, não de debilidade ou resultado de uma pressão, como equivocadamente assume o governo do senhor Uribe. Tais libertações obedeceram a uma decisão soberana da insurgência das FARC estimulada pelo persistente labor humanitário do Presidente Hugo Chávez e da senadora Piedad Córdoba.

2- Desde a última libertação unilateral de 27 de Fevereiro temos estado à espera do decreto presidencial ordenando a evacuação (despeje) militar de Pradera e Florida para concretizar ali, com a garantia da presença guerrilheira, o acordo de troca humanitário. Os guerriheiros presos nos cárceres da Colômbia e dos Estados Unidos são a nossa prioridade. Recusamos a qualificação manhosa do delito político que pretende impedir que os guerrilheiros saiam dos cárceres. Não estamos a reclamar de ninguém o estatuto de refugiado, utilizado como nome camuflado do desterro e da institucionalização do delito de opinião.

3- Lamentamos profundamente que enquanto propiciávamos factos palpáveis rumo à troca de prisioneiros, o Presidente Uribe planificasse e executasse o assassinato arteiro do comandante Raúl Reyes, ferindo de morte a esperança de intercâmbio humanitário e de paz. Quem ordena aos seus generais o resgate militar a sangue e fogo não quer a troca. Quem oferece milhões de dólares instando à deserção com prisioneiros, não está pelo intercâmbio. Isso é Uribe: o obstáculo principal e o inimigo número um da troca. Por isso aposta irresponsavelmente, todos os dias, no desenlace fatal.

4- Pelas mesmas razões exposta em 17 de Janeiro ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, a missão médica francesa não é procedente e muito menos quando não é resultado da concertação, e sim da má fé de Uribe perante o governo do Eliseu, e uma burla desalmada às expectativas dos familiares dos prisioneiros. Não actuamos sob chantagens nem sob o impulso de campanhas mediáticas. Se em princípios do ano o Presidente Uribe houvesse evacuado Pradera e Florida por 45 dias, tanto Ingrid Betancur como os militares e os guerrilheiros presos já teriam recuperado sua liberdade e seria a vitória de todos.

Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

Montanhas da Colômbia, 4 de Abril de 2008
O original encontra-se em
www.abpnoticias.com/index.php?option=com_content&task=view&id=166&Itemid=1

Este comunicado encontra-se em http://resistir.info/ .

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.