VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: CX – Ainda a Moção de Censura


Author:
António Vilarigues
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17/05/08 19:28:47

Mais uma vez, para variar, a comunicação social dominante ou escondeu, ou escamoteou completamente, as verdadeiras razões da moção de censura ao governo do PS de José Sócrates apresentada pelo PCP na Assembleia da República no passado dia 8 de Maio.


Para quem os visse, ouvisse ou lesse, tudo se reduziria à oposição dos comunistas ao Código do Trabalho e às novas propostas de alteração elaboradas por este governo. Mesmo que assim fosse, isso já seria razão bastante para a censura. Já que também na vertente das relações laborais José Sócrates se coloca do lado dos mais fortes contra os mais fracos e desprotegidos. Do lado da direita dos interesses e dos interesses da direita.


Mas não. As razões invocadas pelo PCP foram muito mais amplas.


Como foi enunciado na Assembleia da República por Jerónimo de Sousa, três razões fundamentais levaram o PCP a apresentar esta moção de censura ao Governo.


Primeira – o agravamento da situação económica e social do país indissociável do empobrecimento do regime democrático e da liberdade como valor que lhe é intrínseco.


Segunda – a opção de fundo e classista do Governo ao assumir-se – neste tempo de retrocesso e injustiça social – como autor material duma proposta de alteração ao Código de Trabalho contra a Constituição da República, contra o direito do trabalho e contra os trabalhadores, visando dar mais poder aos poderosos.


Terceira – a actualidade e a urgência de transportar até ao Parlamento o sentimento geral de descontentamento, protesto, revolta e angústia que pulsa em centenas de milhares de portuguesas e portugueses, tão difícil é a sua vida, tão grandes são os seus problemas, tão inseguro e nebuloso é o seu futuro, a que se juntam cidadãos preocupados com o seu país.


Razões, cada uma por si e todas em conjunto, mais do que suficientes para dar conteúdo a uma moção de censura a este governo.


José Sócrates reconheceu no debate haver muitas razões para criticar o governo. Tenha sido uma gaffe ou a boca a fugir-lhe para a verdade a realidade é mesmo essa como se constatou.


Esta moção veio no tempo certo. Num tempo em que o País está cada vez mais injusto e mais desigual. Num tempo em que o País exige outra política e está farto da alternância sem alternativa da política de direita que nos é imposta há mais de 30 anos.


Num tempo em que nunca a política de direita tinha ido tão longe e em que o PS, com maioria absoluta, revela plenamente a sua convergência com os grandes interesses, a política neoliberal e a política anti-social.


Esta moção foi também um aviso para o futuro próximo, num tempo em que José Sócrates já vai falando na inevitabilidade da nova crise. Num tempo em que o Governo está a pensar impor ainda mais sacrifícios aos trabalhadores e ao povo.


É caso para dizer que os vá pedir aos bancos e aos grandes grupos económicos e aos seus milhões de lucros. Que os vá pedir aos grupos privados que tomam conta dos serviços públicos, aos gestores das empresas PSI-20, aos escritórios de advogados a quem entrega milhões de euros, que os vá pedir aos causadores da crise, que não são certamente os trabalhadores e o povo.


Por tudo isto valeu a pena a apresentação da moção de censura. O PCP agiu bem.



2008-05-12

António Vilarigues

anm_vilarigues@hotmail.com

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.