VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: O polícia


Author:
Vasco Pulido Valente (Publico, 13.01.2008)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13/01/08 8:43:11



Sócrates continua a não descer nas sondagens. Talvez por culpa das sondagens. Talvez por culpa da oposição. De qualquer maneira, Sócrates, como Reagan, parece feito de teflon: nada se lhe pega. Há pelo homem, não se percebe porquê, uma condescendência universal. Ultimamente, dizem dele o que nunca se disse de um primeiro--ministro, e ele passa por tudo, com o seu ar de Tintin, como se não fosse da história. Claro que Sócrates tem um poder como não teve nenhum outro político português: reduziu o Governo à menoridade, liquidou o partido, controla parte da imprensa e da televisão, absorveu a direita e tornou o PSD facultativo. Tirando Cavaco, e até esse com prudência, ninguém o limita. Ora isto, que devia meter medo, só o favorece.
O que espanta tanto mais quanto Sócrates rotundamente falhou. O "reformista" não reformou coisa que se visse: apertou as pensões de reforma e espremeu o contribuinte. O "modernizador" ficou pela farsa do Simplex e distribuiu computadores pela província. No "monstro" não mexeu. Ou na despesa corrente primária. Ou na administração local. O valentaço "que decidia" decidiu não se meter em sarilhos. Levou mesmo a coragem a decidir hoje o contrário do que já corajosa e definitivamente decidira ontem. Aumentou o IVA. Trocou a Ota por Alcochete. Desistiu do referendo para não irritar a "Europa" e o Presidente. E, agora, se o deixarem, volta à velha receita do betão. Para ganhar votos, criar emprego, dar uma ajudinha aos "negócios", que precisam muito.

Entretanto, o país cai, o pessimismo dos portugueses cresce e a economia está praticamente em coma. O ano de 2008 vai ser mau e, provavelmente, péssimo. O cidadão comum sabe que depende do preço do petróleo e do que suceder na América e em Espanha. A insegurança é grande. O que, em princípio, prejudicaria Sócrates. Mas não. Sócrates vive da insegurança. Cada vez que lhe chamam autoritário, cada vez que (justamente) o acusam de pôr em perigo a democracia e a liberdade, os portugueses, como de costume, agradecem a existência providencial de um polícia. Um polícia que manda e que proíbe; e que fala pouco. Não querem a barafunda por cima da miséria; e preferem a miséria à barafunda. Num mundo instável e confuso, Sócrates sossega. O resto é acessório.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Quarenta e oito horasAntónio Barreto (Publico, 13.01.2008)13/01/08 8:47:58


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.