VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: Um livro importante - Marxismo e Globalização


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:12:54 08/23/02 Fri

Um livro importante - Marxismo e Globalização

Caros Amigos do Fórum

Parece que sou o único que está em Lisboa a trabalhar. Este fórum está um marasmo. A partir do momento que o Fernando introduziu a palavra passe houve um conjunto de intervenientes, de uma certa banda, que abandonaram o barco. Quanto aos outros, provavelmente estão de férias. Há mais de 24 h que ninguém intervém neste fórum.
Aproveitando este marasmo resolvi intervir, lançando algumas pistas.
1 - Sempre achei que este fórum era um espaço de diálogo entre camaradas ou amigos que se respeitavam e que trocavam algumas opiniões entre si, tentando elevar a discussão teórica dos comunistas a um patamar um pouco mais alto do que aquele que nos era proporcionado no Partido.
Também acho que este fórum, dado o caracter informal de que se reveste, poderia permitir intervenções mais personalizadas, que retirassem às intervenções o carácter formal de artigos ou textos de intervenção. Nesse aspecto, sempre antecedi os meus textos de alguns considerandos impressionistas sobre o fórum ou sobre as pessoas que nele intervêm.
Quanto à palavra passe, achando que ela é necessária, invalida as opiniões contraditórias, que, no entanto, pelo que se viu até há data, são meros chorrilho de insultos, incapazes de formular uma ideia.
2 - Quanto ao conteúdo, tenho algumas sugestões, na continuação daquelas que o Fernando tentou lançar, mas pelo que eu percebi tiveram pouco êxito. Acho igualmente que é pura ficção continuar a chamar a este fórum "Do XVI ao XVII Congresso do PCP", visto que este título não corresponde já ao que está a ser debatido.
Parece-me que tentar lançar temas específicos como "Novos Princípios para o PCP" não atrai muito os intervenientes e que aquilo que ainda continua a provocar interesse é este modelo de lançar temas e depois continuar a discuti-los, nem que seja utilizando uma pequena frase, ao longo dos dias.
Deste modo, continuo a propor a manutenção deste fórum, com outro nome, que corresponda mais àquilo que aqui se debate, com temas diversos, mas também a notícia de imprensa ou a reprodução de artigos de jornal, que podem ser objecto de comentários. Não me repugnaria nada que, por exemplo, o artigo do Pacheco Pereira sobre o vazio da esquerda fosse aqui reproduzido para ser comentado pelos camaradas, ou mesmo o do Mário Soares, sobre a necessidade da esquerda.
3 - Acho, no entanto, e isto é assunto que deixo á reflexão do Fernando, que se poderia fazer qualquer coisa como, por exemplo, o Resistir.inf, que é semelhante aos nossos "Textos/Documentos", simplesmente com outra apresentação gráfica. Daria a ideia de uma pequena revista, onde os camaradas e amigos pudessem escrever os seus artigos ou onde igualmente fosse possível incluir traduções de artigos estrangeiros. Sei que isto é um pouco utópico, que exige muito mais trabalho, mas penso, apesar de não dominar estas técnicas da Internet, que seria possível.
4 - Por último, gostaria de fazer uma sugestão de leitura.
Durante muito tempo foi feita aqui propaganda ao livro do Lucien Sève, "Começar pelos Fins". O José Braz parece que o chegou mesmo a transcrever para os "Textos/Documentos". Há tempos, numa resposta, parece-me que à Margarida Martins, afirmei que o livro poderia ser considerado um pouco "esquerdista", o José Braz, confundiu o autor desta afirmação e atribuiu-a a outrem.
Quanto a mim, que já várias vezes o comecei a ler, mas que, por uma ou outra razão, não cheguei ao fim, não me convence lá muito bem a ideia de que o mal da situação teórica dos partidos comunistas seja de que em vez de defenderem a construção do socialismo, como primeira etapa da edificação da sociedade comunista, deveriam lutar já, baseados em alguns textos de Marx, pelo comunismo. Sei que simplifico, mas ando a prometer a mim próprio ler o livro até ao fim para o poder comentar aqui no fórum.
Mas, não foi para dizer mal do livro do Sève que eu queria intervir. É que comecei a ler hoje e já o tenho quase todo lido um livro de Ronaldo Fonseca, um autor brasileiro radicado em Portugal, que se chama "Marxismo e Globalização", e que, tal como o do Sève, é editado pelo "Campo das Letras". Este livro é, quanto a mim, muito mais interessante, apesar de abordar assuntos um pouco diferentes.
Todos aqueles temas que temos estado aqui a discutir são ali abordados, incluindo a crítica às teses defendidas pelo Fernando. Num capítulo dedicado à globalização é dito isto:
"Os ideólogos da social-democracia/neoliberalismo, os ex-marxistas a ela convertidos e os "pós-modernos, tentam apresentar a globalização e as novas tecnologias da "revolução informacional" como superadoras do próprio sistema capitalista. Mesmo os que criticam as visões apologéticas do sistema, postulam que os referidos factores deram nascimento a um novo sistema global e qualitativamente diferente, já não mais baseado na produção de mais-valia, na exploração do trabalho humano....". E mais adiante, a propósito de um texto de Marx, que eu aqui não reproduzo, por ser uma extensa citação: "Só por manifesta falta de familiaridade com os textos de Marx é que se poderia daqui extrair conclusões no sentido de automatismos ou determinismos tecnológicos como factores unilaterais conduzindo por si só a um modo de produção e a uma formação social diferentes".
Sei que estes textos retirados do seu contexto não dizem nada, nem o Fernando se pode enquadrar nas classificações acima reproduzidas, recomendo, no entanto, a leitura deste capítulo, pois poderá dar resposta a algumas das interrogações que os textos do Fernando, relativos ao digitalismo, podem pôr.
Desde já recomendo, e possivelmente elaborarei uma notas a propósito, o capítulo "Reflexões sobre as causas da desagregação da URSS".
O texto já vai longo, novas opiniões ficarão para outra altura.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Trocando opiniões...Rosa Redondo13:06:54 08/23/02 Fri


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.