VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Touché e copismos


Author:
Gonçalo Valverde
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:00:58 07/25/02 Thu
In reply to: Margarida Martins 's message, "O Cavalheiro Prado Coelho" on 21:03:29 07/24/02 Wed

Devo admitir que de facto não sabia que a expressão "Todos não somos demais" também teria sido pronunciada por Salazar. Admito a minha neste ponto ignorancia, contudo não me recordo de ter afirmado ser detentor da verdade absoluta e muito menos de saber tudo sobre tudo. No entanto e no contexto em que pronunciei tal frase, continuo a defender que não posso aceitar a politica do "só faz cá falta quem cá fica", e continuo a achar que todos os comunistas não são demais para lutar pela superação do capitalismo e por uma sociedade sem classes, mais justa e onde se acabe com a exploração do homem pelo homem. Não me parece que a expressão perca o significado que pretendia transmitir pelo simples facto de que Salazar a tenha utilizado para outros propósitos. É porque se seguirmos esses caminhos deixaremos de poder utilizar termos como por exemplo "A minha luta", ou socialismo, ou comunismo ou muitas outras frases que foram utilizadas por outros ditadores noutros contextos.
Relativamente á questão de "processos de Moscovo", se é verdade que tal frase é bastante utilizada em contextos anti-comunistas, a verdade é que como já aqui alguem referiu os proprios processos de Moscovo iniciados por Estaline foram eles mesmos anti-comunistas. E é o proprio secretário-geral do PCP que indica que estalinismo é ofensa.
Noto entretanto que a Margarida Martins em vez de discutir ideias e posições prefere fazer ataques pessoais e a resvalar para a insinuação e acusar este ou aquele de copismo. Se acha que centralizar as questões neste ou naquele camarada e concentrar as suas forças nesses ataques em vez de se encarar as multiplas debilidades, atrasos e deficiencias na organização do Partido e da sua intervenção a variados niveis, é consigo. Mas pessoalmente não me parece que é assim que se reforça o partido nem os laços de solidariedade e respeito mutuo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O marxismo da almôndegaFernando Redondo11:01:00 07/25/02 Thu


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.