VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Traição no PCP


Author:
José Cavalheiro
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:43:14 07/08/02 Mon

Traição no PCP


Durante anos os apoiantes do PCP ajudaram a construir a imagem do Partido, na defesa de causas e valores fundamentais. Foram contributos entregues ao PCP para consolidação duma política humanista; não foram contudo vendidos ao Partido para que deles fizesse o que bem entendesse: foram antes emprestados com condição de que deles se fizesse bom uso.

Esse passado não pode agora ser usurpado por uma minoria que domina administrativamente o PCP.

Vários de militantes do PC tem vindo de forma lúcida a apontar um conjunto de factos incontornáveis: o declínio eleitoral do partido, a perda da sua influência social, a falta de capacidade de resposta face aos novos desafios.

Afinal que fizeram de grave esses militantes? Face ao factos irrecusáveis pediram a realização de um Congresso onde uma estratégia comprovadamente falhada pudesse ser substituída por uma nova estratégia, mais adequada ao momento actual.

Como reagiu a direcção?

- recusando que fossem analisadas as causas do seu fracasso;

- atribuindo mais uma vez e sempre, como causa do seu fracasso a razões externas, a conjunturas sempre desfavoráveis, e agora a supostos inimigos internos que pretende combater.

Ao enveredar por este caminho o Grupo de Conservadores instalado no poder, veio tornar público um espectáculo que renega na prática muito dos valores que os apoiantes do Partido defenderam ao longo de muitos anos.

Toda a credibilidade das posições assumidas, é agora hipotecada para defesa duma minoria que se instalou no poder. Todas as mais-valias do trabalho político de milhares de militantes e simpatizantes estão a ser utilizados para proveito próprio por uma direcção que tem acumulado fracassos, e demonstrado que a sua principal prioridade é a defesa dos lugares conquistados.

Comporta-se tipicamente como os donos duma empresa que recusam receber os representantes dos trabalhadores e perseguem, caluniam e intimidam os delegados sindicais.

Toda a Esquerda próxima do PCP está agora exposta, por culpa dos Conservadores, à chacota óbvia: “se vocês estivessem no poder, onde estaria agora a nossa Liberdade?”

A falta de capacidade de análise de um mundo diferente do previsto no manuais de há 50 anos, a falta de propostas alternativas, o isolamente internacional, o receio de se articular decididamente na luta global com organizações diferentes, explica o enquistamento apavorado e cego deste grupo, que evita a discussão política escondendo-se atrás do formalismo administrativo.

No momento em que uma Direita que não olha a meios para atingir os seus fins, avança contra valores arduamente conquistados, o Grupo de Conservadores em vez alargar a base de apoio da Esquerda, fecha-se mais e mais sobre si próprio, atraiçoando as expectativas dos que os apoiaram.

Ao dirigir a sua acção para uma luta fratricida que serve apenas e só os seus interesses hegemónicos, o Grupo de Conservadores comete uma dupla traição: pisa os princípios fundamentais e foge à luta para a qual já não tem nem força nem inspiração.

Para todos os democratas, que consideram como o seu todo Património Histórico da Esquerda, impõe-se uma atitude firme de denúncia das manobras em curso, que nada mais significam que a auto-exclusão de uma minoria autista que urge afastar do poder.


José Cavalheiro

Tribuna da Indignação, Lisboa 7 de Julho de 2002

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Para o Senhor José Cavaleiro:Indignada c/a sua MensagemIvone13:18:12 07/08/02 Mon
Sr Cavalheiro DEIXE DE GOZAR COM O PAGODEJosé António14:18:01 07/08/02 Mon
Jose Cavalheiro figura destacada do mundo científico e da esquerda portuguesa!Paulo Fidalgo19:30:25 07/08/02 Mon
Jose Cavalheiro figura destacada do mundo científico e da esquerda portuguesa!Paulo Fidalgo19:31:26 07/08/02 Mon
É traição, sim senhorRui Nogueira18:59:07 07/09/02 Tue


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.