VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: Re: Castells na Gulbenkian


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:11:48 05/20/04 Thu
In reply to: Ângelo Novo 's message, "Re: Castells no ar" on 16:43:56 05/20/04 Thu

1 - a Fundação Gulbenkian publicou 4 volumes de Castels incluindo a "Sociedade em REde" que estou a ler. Fica para aí por 50 euros tudo. É uma edição com a política de preços da Fundação. Sem o ler é difícil estar a discutir e classificar. Repito que as seus argumentos sobre a 11ª tese de Fuerbach me deixaram entusiasmado...

2 - sobre trabalho produtivo e não produtivo só vale pena discutir com os conceitos concretos. O que há que sustentar é que a classificação dos serviços é difícil como o sustenta o Castells e outros colocam-no hoje no trabalho produtivo´.

3 - sobre dizer-se que é o avolumar do exército de reserva do proletariado que disparará o processo revolucionário, acho muito redutor que é essa, essencialmente, a contradição que subjaz ao disparo. No caso doo25 de Abril, por exemplo, não oofoi. A situação da classe operária portuguesa era de pleno emprego e até os trabalhadores gozavam de uma situação de falta de mão de obra, de tal forma que os capitalistas tinham constantemente de ceder às reivindicações dos trabalhadore - a Revolução Portuguesa: o passado e o futuro, de ACunhal. Por isso, nós continuamos sem condições para prever os marcadores ou elos que estarão maduros no momento do disparo.... Sustentar por exemplo que há situações potencialmente revolucionárias no 3º mundo com certeza. Afirmar-se que essas situações têm um potencial directamente socialista é outra. O século XX parece deixar como marca a ideia de que o socialismo exige a precedê-lo um capitalismo evoluído, na linha aliás do que os mencheviques diziam. Só que o que está em ausa não é dissuadir os revolucionários de apanhar as contradições e saltar para as costas do tigre..Devem faz~e-lo como Lenine. Mas têm de compreender que no 3º mundo a economia que eclodirá terá em muitos aspectos que passar etapas proto-socialistas ou capitalistas para depois se conseguir entrar numa transição..Pelo contrário, objectivamente, pela sua enorme socialização e pela crescente consciência de quem se apropria da mais-valia, é no mundo desenvolvido que uma transição para o socialismo é mais imediatamente possível.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Castells na GulbenkianÂngelo Novo23:19:24 05/20/04 Thu


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.