VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:09:40 06/15/04 Tue
Author: Ricardo Lima
Subject: tarefa 11


Nao estou sabendo postar a tarefa na lista de discussao.
Tarefa 11
Autor: Ricardo Lima.
Grupo 02 – Inglês - Adriana, Gláucia, Fabrício, Alexandre, Ricardo e Richard


Tema: Preconceito

Justificativa do tema: O grupo escolheu o tema do preconceito por se tratar de um assunto atual e que representa um dos maiores problemas sociais da atualidade, visto que a intolerância em aceitar o diferente tem sido, muitas vezes, um dos principais motivos que levam a guerra e ao extermínio de grupos étnicos e da opressão de minorias sociais. Ao levar esse assunto para sala de aula, pensamos em estar não só contribuindo para de cidadãos mais conscientes, como também estaremos proporcionado aos alunos a oportunidade de aprenderem e/ou aperfeiçoarem seus conhecimentos de uma língua estrangeira, através de um tema muito próximo de nossa realidade, o que, de acordo com as teorias que abordam a comunicação, torna o processo da aprendizagem mais interessante e, consequentemente, mais fácil.

Objetivo geral das dinâmicas: Através das atividades propostas, essa dinâmicas têm como objetivo principal a conscientização do alunos para o problema que envolve o preconceito, tentando mostrar a esses a ideologia de dominação que está por trás desse problema social e suas conseqüências. Um outro objetivo, tão importante quanto o primeiro, seria o de proporcionar aos alunos o contato com o uso autêntico da língua inglesa através de textos, filmes, musicas e poesias, dando a eles a oportunidade de desenvolverem as 4 habilidades essenciais para o domínio da língua. Um terceiro objetivo proposto pelo grupo seria o de dar a chance aos alunos de trabalharem um mesmo assunto em disciplinas diferentes, promovendo dessa forma a integração entre vários professores e vários visões de mundo, enriquecendo dessa forma a formação escolar dos estudantes.

Material: textos, filmes, musica e poesia, artigos de jornal e revista.


Atividade 1: (atividade oral e escrita) Antes de abordar o assunto o professor poderia passar o filme “Philadelphia”, cujo o enredo trata é sobre preconceito contra portadores de AIDS. Logo após, a sala poderia ser dividida em grupos de 5 ou 6 estudantes para poderem discutir algumas questões propostas pelo professor. (atividade oral)) Antes de começarem a responder a peguentas propostas, o professor poderia chamar a atenção dos alunos para a palavra preconceito (prejudice), esclarecendo para esses que se trata de uma opinião ou um conceito feito de forma antecipada e precipitada.

Questões: Que tipo de preconceito vocês identificam no filme?
Listem que outros tipos de preconceito vocês conhecem?
Vocês já estiveram envolvidos em situações que envolvessem preconceito?
Vocês já estiveram presentes em uma situação na qual uma pessoa foi destratada por causa do sexo, da raça ou da maneira dela se vestir?


Justificativa e objetivo da dinâmica: Nessa atividade os estudantes podem trocar informações sobre suas experiências pessoais e fazer uma lista sobre as informações compartilhadas. De acordo com Willis (in XAVIER, 49) a interação que se dá entre os estudantes pode ser comparada como uma conversa casual sem um objetivo específico, mas cujo principal objetivo e a troca de informações e experiência. No entanto, é possível determinar um objetivo para esse tipo de atividade, decidindo que história de cada grupo é a mais interessante e que poderia ser compartilhada pelo resto da sala. Comunicação é o principal objetivo dessa tipo de atividade. Depois de discutirem o assunto em grupos e com o resto da sala, o professor poderia propor uma atividade escrita para ser feita individualmente, dessa forma os alunos teriam a oportunidade de desenvolver uma outra habilidade.

Atividade 2: (role-play activity- atividade oral) Depois de discutirem sobre os vários tipos de preconceito, os estudantes poderiam escolher um deles (religioso, social, racial, sexual, etc) e inventar um dialogo para ser apresentado para todo o resto da sala. Nesse diálogo um dos personagens poderia ser a pessoa que sofre discriminação e sente completamente ofendida e vai até a delegacia relatar o ocorrido. Dependendo do grupo, o professor poderia determinar os tipos de preconceito que cada integrante dupla poderia sofrer. Depois que todas a duplas tenham produzido seus diálogos, o professor poderia escolher 3 ou 4 para apresentarem para o resto da turma. Não é necessário que cada dupla apresente seu dialogo.

Justificativa e objetivo da dinâmica: De acordo com VALÉRIO, K.M. em, Ensinando a falar inglês: sugestões para o ensino médio, role-plays são bastante eficientes, pois possibilitam a aplicação da língua alvo em um situação bem próxima da realidade dos alunos.


Atividade 3: (atividade escrita) Suponha que você trabalhe como jornalista, no seu país, para uma revista bem conhecida. Escreva um artigo sobre preconceito usando as informações compartilhadas com seus com colegas. Você pode escrever sobre um determinado tipo de preconceito, como preconceito racial, ou sobre vários tipos de preconceito.
Objetivo da dinâmica: Nessa atividade, além do aluno aperfeiçoar sua habilidade de escrever, ele vai estar escrevendo de uma forma contextualizada, pois ele sabe o motivo pelo qual o seu artigo está sendo escrito e quem vai ser o público alvo.
De acordo com Xavier, essa atividades possibilitam aos estudantes aprenderem a língua usando suas experiências, suas opiniões, seus sentimentos e seus interesses.


Activity 4: (atividade escrita) Essa atividade podes ser dada como um dever de casa ou em sala de aula. Suponha que seu filho tenha sofrido uma ação preconceituosa na escola e nada foi feito tanto pela escola quanto pelo professor. Escreva uma carta para o coordenador explicando em detalhes o que foi relatado pelo seu filho e exigindo um tomada de posição e a resolução do problema.
Objetivo da dinâmica: Nessa atividade, assim como na atividade anterior, o publico alvo já esta determinado, portando o aluno vai escrever uma carta para um determinado leitor. Assim, além de praticar a escrita de carta formal, o estudante vai ter a oportunidade de praticar o report speech de uma forma contextualizada, o que é muito importante, como já salientou BASTOS, H.M.L, em seu texto, A escrita no ensino de língua estrangeira.



Atividade 5:
Matéria: Inglês / História / Literatura brasileira.
Objetivo da tarefa: Trabalhar com os alunos o surgimento e fim da escravidão tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, e, principalmente, a historia da luta dos negros, até os dias de hoje, para se firmarem como cidadãos em sociedades predominantemente branca e preconceituosa. Ao conhecer a história por trás dos fatos, os alunos podem entender que o preconceito racial é algo construído pela cultura, principalmente pela cultura dominante, e que pode ser combatido através de atitudes afirmativas que buscam resgatar a cultura e o valor de toda uma etnia extremamente discriminada.
Objetivo da dinâmica: Estimular a integração entre as disciplinas escolares dando a oportunidade aos alunos de estarem lendo e debatendo em inglês, assuntos próximo de nossa realidade. Dar a chance aos estudantes de LE de entrarem em contato, através textos, musicas, filmes e poesias, com o uso autêntico da língua estrangeira (Almeida Filho, pag 60), promovendo, dessa forma, a integração entre a regra e o uso da língua. Além desses objetivos, os alunos irão aperfeiçoar suas habilidades de reading, listening, writing e speaking, assim como, aumentar o vocabulário. Os alunos terão, também, a oportunidade de rever toda a estruturas gramaticais aprendidas nos anos anteriores e ao longo das atividades, poderão tirar dúvidas sobre os aspectos gramaticais ainda não assimilados.
Material: textos / filmes / musicas / poesias

Atividade 5.1
Depois do alunos terem estudado sobre a história da escravidão, do começo ao fim, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, eles serão divididos em grupo para poderem desenvolver as atividades que serão propostas.
A – Trabalhar com os alunos sobre as personalidades que lutaram contra o racismo nos Estados Unidos. Incentivar os alunos a fazerem uma pesquisa sobre Matin Luther King,. Essa pesquisa pode ser feita nos computadores disponíveis da escola, dessa forma os professor pode ensinar e estimular os alunos a usarem o computador e a Internet, promovendo assim a inclusão digital. Se na escola não tiver computador, o professor pode levar as informações para os alunos.
B – Escutar e ler o discurso de Martin Luther King , “I have a dream” , e discutir sobre os a situação da população negra nos Estado Unidos daquela época.
C – Fazer uma lista enumerando quais eram os direitos civis que estavam sendo reivindicados pelos negros na época.
D – Após assistirem ao filme “Malcon X”, cada grupo pode debater o filme e levantar as partes que eles acharam mais importantes. Num segundo momento, cada grupo pode relatar para o resto da sala as suas escolhas e quais as razoes dessas.
E – Depois de estudado o estudo, o professor poderia pedir aos alunos que dessem o seu depoimento individual sobre o preconceito e racismo e procurar promover uma reflexão sobre a questão racial no Brasil.

Atividade complementar: se for de interesse dos alunos, o professor pode passar outros filmes que tratem do assunto estudado. Um filme que poderia complementar bastante a dinâmica seria “Mississippi Burning” que trata da movimento racista The Ku Klux Klan. Os alunos também podem sugerir outros filmes que tratem do assunto.

Atividade 5.2: Estudar o uso da arte como forma de expressão e de denuncia do preconceito racial. Essa dinâmica terá maior aproveitamento se for realizada em conjunto com o professor de literatura brasileira. Nessa atividade, o professor pode, também, chamar a atenção dos alunos para a diferença entre o inglês formal e o inglês usado nas poesias e na musicas.
A – Tanto o professor de inglês quanto o professor de português podem apresentar poesias para os alunos que tratem da questão racial. Os professores podem pedir para os alunos fazerem uma reflexão sobre as poesias e até incentivar uma apresentação oral. Uma outra atividade seria a de pedir que eles procurassem outras poesias ou musicas que tivessem um tema parecido para apresentarem para os colegas. Deixar os alunos livres para escolher uma outra forma de arte para ilustrar o assunto que esta sendo estudado, pode deixa-los mais interessados e valorizados. Essa atividade, que pode ser feita em grupo, promove o contato dos alunos com a poesia e outras formas artísticas. (algumas sugestões em anexo)
B – Trabalhar com os alunos o RAP, estilo musical muito difundido entre os jovens, principalmente os oriundos das periferias de baixa renda. Levar uma canção de Rap em inglês e pedir para os grupos fazerem uma reflexão sobre a condição dos negros no dia de hoje nos Estados Unidos. Depois, pedir que esses procurem letras de Rap em português para poder saber se existe algo em comum nas musicas produzidas pelos americanos e os brasileiros. Pedir para os alunos refletirem sobre a condições dos negros no Brasil de hoje e como eles vêem as ações afirmativas promovidas pelo governo, como as cotas para negros nas universidades públicas brasileiras.

Atividade complementar: incentivar os alunos a escreverem suas próprias poesias ou musicas, tendo como tema o preconceito racial e/ou as questões estudadas durante as atividades.


Atividade 6: Essa atividade propõe um maior aprofundamento da questão racial no Brasil, já que a atividade anterior, apesar de trabalhar questões ligadas ao nosso país, não foi de forma profunda.
Objetivo da dinâmica; Essa é uma atividade que incentiva o ensino de línguas através de conteúdos: Essa tarefa ativa um processo mental, através do qual o aluno se internaliza e adquire uma L2.Pois o aluno se concentra na resolução de problemas e ao resolvê-los aprende distraidamente, inconscientemente, julgando, pensando e criando. Diferentemente do modelo tradicional de aprendizagem, no qual o aluno reproduz o que diz o professor, a resolução de tarefas fará com que o aluno explore e utilize estratégias próprias, estimulando sua criatividade e raciocínio.

Atividade 6.1: Leitura e discussão em grupo
Objetivos: praticar estratégias de leitura e praticar trabalho em grupo.
Recursos: artigos de revistas e jornais sobre o preconceito racial no Brasil
Dinâmica: Dividir a turma em grupos e distribuir entre os alunos os artigos selecionados, deixando-os lerem por um determinado tempo. Reúna a turma em um grande círculo, cada grupo descreverá o conteúdo do artigo lido para a turma. Então a turma se encarregara de formular um texto, explicando as causas e conseqüências do preconceito no Brasil.

Atividade 6.2: Pesquisa e apresentação
Objetivos: formular hipóteses e trocar informações
Recursos: vídeos e depoimentos
Dinâmica: Passe um vídeo com depoimentos reais de negros sobre o preconceito racial no Brasil. Peça aos alunos que tomem nota dos problemas apresentados e que procurem alguns outros não apresentados. Faça uma lista dos problemas e peça aos alunos que estabeleçam hipóteses de soluções para os problemas listados. Faça uma discussão entre os alunos sobre pontos relevantes.

Objetivo geral das dinâmicas acima: Através de atividades nas quais os alunos possam se expressar e discutirem entre si, os ajudam a expor e talvez ate mudarem seus pontos de vista a respeito de assuntos tão complexos quanto os temas transversais.


Atividade 7.1: Nessa primeira parte da atividade, os estudantes devem ler o texto abaixo para responder ao questionário que se segue. O passado simples dos verbos será o ponto gramatical a ser enfatizado nesse texto.



The Ku Klux Klan

A white robe and hood, a hangman's rope, a cross burning in the night - these are images associated with the Ku Klux Klan (KKK). The KKK was a racist group that thrived (and still thrives) on ignorance and fear. This secret organization flourished in the South in the 1950's and 1960's as Blacks struggled to achieve equal rights.
The Ku Klux Klan began in 1865 in Pulaski, Tennessee, just after The Civil War had ended. The Klan started out as a social club, organized by six former soldiers of the Confederate army.
As time passed, however, the organization underwent many changes. By the time of the Civil Rights Movement, the Klan had become a group of vigilantes - people who appoint themselves to keep order and punish crimes even though they have no legal authority to do so.
The Ku Klux Klan used tactics of violence and intimidation to threaten Blacks in the South to "keep them in their place." It was no wonder, then, that in 1960 less than five percent of Blacks old enough to vote in the state of Mississippi were registered. (Seeger and Reiser, Everybody Says Freedom, page 160)
Then, in the 1960's, voter registration drives took place to register Black voters in the South. Civil rights workers, many of whom were college students from other parts of the country, went to the South to help with these registration drives.
During that time, the KKK harassed and intimidated civil rights workers, and Klan violence escalated. One day in June, 1964, near Philadelphia, Mississippi, three civil rights workers - James Chaney, Andrew Goodman, and Michael Schwerner - disappeared after being arrested for a traffic violation. Their bodies later were found buried near a dam on a farm near Philadelphia, Mississippi. All three men had been shot. Members of the KKK and the deputy sheriff of Neshoba County in Mississippi were arrested in connection with these murders.
Another victim of Klan violence was Viola Liuzzo, a White civil rights volunteer and mother of five from Detroit, Michigan. She traveled to Alabama in March, 1965, to join Martin Luther King's march from Selma to Montgomery. After this famous march for Black voting rights, Viola Liuzzo drove civil rights workers back to Selma. On her return trip to Montgomery, her car was ambushed by three Ku Klux Klan members who shot and killed her.
In all, more than forty people associated with the civil rights movement were murdered between 1956 and 1966, and more than one thousand cases of violence by Klan members and their associates were recorded. Black churches in the South were bombed, Blacks were beaten by White mobs during peaceful protest marches, and Blacks were harassed and intimidated when they tried to register to vote.
Still, it was very difficult to bring Klan members to justice. Sheriffs and other law enforcement officials were often members of the Klan themselves. Members of juries included Klan members, who were sworn to secrecy about their activities. The Ku Klux Klan was a very powerful organization in the South during the 1950's and 1960's.
Primeira parte: Responda as questões:
 O que era o Ku Klux Klan?
 Como esse movimento começou?
 Quais eram as vitimas desse grupo?
 Quais eram as táticas que eles usavam e porquê?
Segunda parte: Qual o tempo verbal usado no texto? Por que? Que tipo de texto é esse? Qual é a relação entre o tempo verbal usado e o texto? Liste os verbos encontrados no passado simples?

Atividade 7.2: Os estudantes devem trabalhar em grupo e discutir sobre as questões que eles já tinham respondido na atividade anterior e fazer comparações com grupos ou clubes que fazem atividades semelhantes ao Ku Klux Klan faziam. O professor deveria sugerir e estimular os estudantes a usarem o passado, reforçando, dessa forma, esse aspecto gramatical.
Justificativa e objetivo das dinâmicas acima: De acordo com Clara Lee Brown no artigo Content Based ESL Curriculum and Academic Language Proficiency, o professor tem de desenvolver atividades que estimulem os alunos de língua estrangeira a usar “academic oral English” em várias situações, tais como debates, discussões em grupo e elaboração de projetos. Um outro ponto importante enfatizado pela autora se refere a ênfase que se deve dar aos “salient grammar points”, ou seja, pontos gramaticais relevantes que devem ser enfatizados e reforçados em atividades de leitura, escrita e oral. Concluindo, pode-se dizer que é muito importante e proveitoso a integração entre o aprendizado de uma língua juntamente com o aprendizado de um conteúdo

Atividade 8: Coletando Diferenças
Justificativa e objetivo das atividades abaixo: Trabalhando o tema do Preconceito, o professor ordena aos alunos para se
separarem em grupos de três ou até quatro, ordenando a eles que coletem
diferenças de vestir, de usar o cabelo, as roupas etc, sobre os colegas de
seu próprio grupo. O professor pede para que eles observem as cores dos
sapatos e das roupas, o estilo de cabelo de cada um e anote as diferenças e
as semelhanças em um pequeno quadro cujas linhas armazenam as
características de cada participante. Depois de coletada as informações, o
professor pode discutir com os alunos as particularidades de cada um e
explicitar a diversidade existente na sala de aula. Apesar de esta atividade
trabalhar formalmente somente com vocabulário qualificativos como cores,
altura, largura, ela estará desenvolvendo o aspecto "afetivo" e "cognitivo"
do estudante apontado por Krashen em ELICHIRIGOITY (1999) Técnicas e jogos
para aprendizagem de Língua Estrangeira na sala de aula. Como esta atividade
é menos exigente dos alunos ela pode ser aplicada ao final de aula para
tranqüilizar e diminuir inquietações na sala.

Atividade9: Extraindo informações

1) O professor divide a turma em grupo de três. Uma das pessoas de cada
grupo é o questionador, outro é quem responde e o terceiro é o juiz ou
árbitro.
2) O professor diz ao questionador para escrever em uma tira de papel alguma
coisa que ele quer saber sobre aquele que responde e dar a folha para o
juiz.
3) Para o questionador deve dizer que sua função é obter a informação sobre
o que escreveu na tira de papel sem fazer diretamente a pergunta que ele
anotou. A função do juiz é certificar-se de que o questionador segue esta
regra e não faz diretamente a pergunta ou troca a pergunta. Parra fazer
isto, o juiz pode parar o questionador im tempo limite par apressar o
exercício, ou pode deixar o grupo impor ou não um limite.
4) Quando o questionador tiver extraído a informação, ou o tempo limite
esgotou, os membros trocam de papéis ou começam novamente.
Esta atividade é bastante interessante, pois para uma discussão de um tema
tão delicado quanto o tema do Preconceito é realmente interessante que se
tenha um juiz mesmo embora nesta atividade este só tenha a função de
policiar o uso da língua pelo respondente da pergunta. Esta atividade já
exige um maior nível de fluência e conhecimento da língua. Como trabalha com a escrita e a oralidade pode ser uma atividade mais trabalhosa para os
alunos e para o professor se não for aplicada para a turma adequada. È
preciso observar que esta atividade pode gerar desânimo e ser mal sucedida
caso não seja aplicada para a turma adequada ao nível exigido.



Referencias bibliográficas

ARENAZA, D.El enfoque de tareas em la enseñanza de lãs lenguas extranjeras em http://www.ced.ufsc.br/~uriel/tareas.html acessado em 13/06/2003.
.
XAVIER, R. A aprendizagem em um programa temático de língua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de 5ª série do ensino fundamental. (tese de doutorado) p. 34 a 49

BASTOS, H.M.L, em seu texto, A escrita no ensino de língua estrangeira. IN: PAIVA, V.L.M.O. Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. Campinas: Pontes, 1996.

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Dimensões comunicativas no ensino de língua. Campinas: Pontes, 1993. P.57-61

ELICHIRIGOITY, Maria Teresinha Py (org.) Técnicas e jogos para a
aprendizagem de Língua Estrangeira na sala de aula. Educat: Pelotas. 1999.


Anexo – Poemas que podem ser trabalhados em sala de aula.

1. Too, Sing America
by Langston Hughes

I, too, sing America.
I the darker brother
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh
And eat well
And grow strong
Tomorrow,
I’ll sit at the table
When company comes.
Nobody’ll dare
Say to me,
“Eat in the kitchen,”
Then.
Besides,
They’ll see how beautiful I am
And be ashamed
I, too, am America.

2. Ferro
Cuti ( in Batuque de tocaia, 1982)

Primeiro o ferro marca
A violência nas costas
Depois o ferro alisa os cabelos
Na verdade o que se precisa
É jogar o ferro fora
É quebrar todos os elos
dessa corrente
de desespero

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: tarefa 11 -- Vera, 19:31:00 06/30/04 Wed [1]

A unidade de vocês está bem elaborada e variada evocês fazem um bom diálogo com os textos teóricos. Sugiro que refaçam o texto dirigido aos alunos (intruções, perguntas de compreensão, etc)utilizando a língua inglesa. É necessário também que vocês sugiram como trabalhar com os poemas. NOTA: 20

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.